Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As dificuldades do ensino remoto no ensino superior.
Authors: Santiago, Deymisson de Sousa
First Advisor: Silva, Jusciane da Costa e
First member of the board: Silva, Jusciane da Costa e
Second member of the board: Sousa, Lazaro Luis de Lima
Third member of the board: Batista, Francisco Bismak Freire
Resume: Com o surgimento da pandemia, a comunidade mundial foi obrigada a tomar medidas emergenciais para preservação de vidas, e para isso, no primeiro momento, foi interrompido praticamente todas as atividades presenciais não essenciais e as essenciais funcionando com um número bem reduzido, como medida necessária e preventiva até que se fosse formado um panorama real da situação. Entretanto, com a constatação de que não se tratava de uma crise sanitária momentânea, novas medidas tiveram que ser tomadas para evitar o colapso de toda estrutura comercial e educacional. A alternativa para o sistema educacional foi o ensino remoto, que através de tecnologias, o professor apresenta sua aula usando ferramentas como google meet, google sala de aula, zoom, dentre muitos outros. Esse trabalho traz uma pesquisa sobre a satisfação dos alunos durante o ensino remoto. A partir dos dados, foi possível perceber a falta de preparo por partes das instituições de ensino, bem como dos professores, já que houve pouquíssimo tempo para adaptação, o que ocasiona diversos problemas como: aumento na carga horária, falta de estrutura e equipamentos para realização de uma boa aula remota, má adaptação ao novo sistema devido à falta de tempo para uma boa capacitação, sem contar com os problemas psicológico que a situação ocasiona. Em contrapartida, observamos que essa situação pandêmica acarretou no adiantamento de processos em relação às estruturas tecnológicas do sistema educacional que eram previstas apenas para alguns anos mais a frente, por tanto, apesar de todas dificuldades aparentes é certo que algo positivo pode ser retirada de toda essa situação.
Keywords: Pandemia
EAD
ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522
Issue Date: 1-Jun-2021
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeymissonSS_ART.pdf842.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons