Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. |
Authors: | Santiago, Deymisson de Sousa |
First Advisor: | Silva, Jusciane da Costa e |
First member of the board: | Silva, Jusciane da Costa e |
Second member of the board: | Sousa, Lazaro Luis de Lima |
Third member of the board: | Batista, Francisco Bismak Freire |
Resume: | Com o surgimento da pandemia, a comunidade mundial foi obrigada a tomar medidas emergenciais para preservação de vidas, e para isso, no primeiro momento, foi interrompido praticamente todas as atividades presenciais não essenciais e as essenciais funcionando com um número bem reduzido, como medida necessária e preventiva até que se fosse formado um panorama real da situação. Entretanto, com a constatação de que não se tratava de uma crise sanitária momentânea, novas medidas tiveram que ser tomadas para evitar o colapso de toda estrutura comercial e educacional. A alternativa para o sistema educacional foi o ensino remoto, que através de tecnologias, o professor apresenta sua aula usando ferramentas como google meet, google sala de aula, zoom, dentre muitos outros. Esse trabalho traz uma pesquisa sobre a satisfação dos alunos durante o ensino remoto. A partir dos dados, foi possível perceber a falta de preparo por partes das instituições de ensino, bem como dos professores, já que houve pouquíssimo tempo para adaptação, o que ocasiona diversos problemas como: aumento na carga horária, falta de estrutura e equipamentos para realização de uma boa aula remota, má adaptação ao novo sistema devido à falta de tempo para uma boa capacitação, sem contar com os problemas psicológico que a situação ocasiona. Em contrapartida, observamos que essa situação pandêmica acarretou no adiantamento de processos em relação às estruturas tecnológicas do sistema educacional que eram previstas apenas para alguns anos mais a frente, por tanto, apesar de todas dificuldades aparentes é certo que algo positivo pode ser retirada de toda essa situação. |
Keywords: | Pandemia EAD ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
Institution Initials: | UFERSA |
Department: | Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
Citation: | Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522 |
Issue Date: | 1-Jun-2021 |
License Term: | CC-BY-SA |
Appears in Collections: | Ciência e Tecnologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DeymissonSS_ART.pdf | 842.18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License