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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Incentivo apopularização da robótica educacional como recurso de ensino por meio da utilização de um sistema de geração automatizada de planos de ensino
metadata.dc.creator: Passos, Daniel Deyson Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araújo, Sílvio Roberto Fernandes de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patrício de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fabiana Diniz Kurtz da
metadata.dc.description.resumo: O ensino de conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental II apresenta alguns desafios, muitos dos quais vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a Robótica Educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso da Robótica Educacional em sala de aula. Para começar a suplantar essa dificuldade, apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de geração de plano de aula utilizando uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando Robótica Educacional. A ontologia denominada Ontologia de ENSINo e Aprendizagem de Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Na verificação da ontologia foram utilizadas consultas SPARQL Protocol and RDF Query Language (SPARQL) para obtenção de respostas úteis aos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A partir da ontologia foi construído o Sistema de GeraÇão Integrado de Plano de Aula para o ENsino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), o qual foi testado por 11 professores de matemática. Os professores que testaram o sistema atuam em escolas municipais e estaduais localizadas nas cidades de Mossoró e Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, e nas cidades de Piancó, Rio Tinto, Mamanguape e Sapé, na Paraíba. Devido à pandemia da Covid-19, o teste realizado não envolveu a utilização do sistema em sala de aula. Para validar o sistema foram elaborados questionários de pré-teste e pós-teste. O questionário de pré-teste visa identificar informações sobre o conhecimento dos participantes em relação à Matemática, Robótica Educacional e tecnologias da informação. O questionário de pós-teste, além de buscar observar possíveis mudanças de pensamento dos testadores, após a utilização do sistema, também se propõe a realizar sua validação segundo a metodologia Technology Acceptance Model (TAM). Os resultados obtidos na validação apresentaram uma boa aceitação, tendo em vista que 81,8% dos professores apresentaram grande interesse em utilizá-lo nas suas aulas de Matemática o sistema SCEINCE. Os requisitos de busca dos planos de aula da disciplina de Matemática com o apoio da Robótica Educacional foram considerados úteis para o uso em sala de aula
Abstract: Teaching Mathematics content in Elementary II presents some challenges, many of which are being overcome with the use of information and communication technologies. In this context, Educational Robotics has been gaining space, being increasingly present in school environments. However, there is a scarcity of materials to help teachers use Educational Robotics in the classroom. To start overcoming this difficulty, we present the development of a lesson plan generation system using an ontology capable of helping the teaching and learning of mathematics using Educational Robotics. The ontology named Ontology of Educational Robotics Teaching and Learning (Onto-ENSINARE) was built based on the Ontology Development 101 methodology with the aspects of completeness, consistency and conciseness. In verifying the ontology, SPARQL Protocol and RDF Query Language (SPARQL) queries were used to obtain useful answers for elementary II mathematics teachers. From the ontology, the System for Integrated Lesson Plan Generation for Robotic Education (SCIENCE) was built and tested by 11 mathematics teachers. The teachers who tested the system work in municipal and state schools located in the cities of Mossoró and Nova Cruz, in Rio Grande do Norte, and in the cities of Piancó, Rio Tinto, Mamanguape and Sapé, in Paraíba. Due to the covid-19 pandemic, the test did not involve using the system in the classroom. To validate the system, pre-test and post-test questionnaires were developed. The pre-test questionnaire aims to identify information about the participants' knowledge of mathematics, educational robotics, and information technology. The post-test questionnaire, besides seeking to observe possible changes in the testers' thinking after using the system, also aims to perform its validation according to the Technology Acceptance Model (TAM) methodology. The results obtained in the validation showed a good acceptance, in which 81.8% of the teachers showed great interest in using the system in their mathematics classes. The search requirements of the lesson plans of the Mathematics subject with the support of Educational Robotics were considered useful for use in the classroom
Keywords: Matemática
Robótica Educacional
Ontologia
Mathematics
Educational Robotics
Ontology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Passos (2021) (PASSOS, 2021)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6701
Issue Date: 2-Feb-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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