Licenciatura em Matemática

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    O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar
    (2021-11-16) Pereira, Evanilson Alves; Sousa, Francisco Ebson Gomes; Sousa, Francisco Ebson Gomes; Sousa, Francisco Ebson Gomes; Maia, Mariana de Brito; Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
    O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre as observações e a fase de regências do estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática à distância, em tempos de pandemia, realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral 11 de agosto, como requisito para a atividade de estágio curricular supervisionado II, na Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. O estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, cujas atividades devem estar adequadas às exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social do educando, de modo a prevalecer sobre o aspecto produtivo. Nesta experiência, buscamos apresentar tanto a estrutura física e material da escola existentes na escola, como também as atividades desenvolvidas no estágio em suas observações e regências em tempos de pandemia e discutir as adaptações das formas de ensinar.
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    Proposta de uma metodologia de ensino de geometria espacial utilizando o geogebra
    (2021-11-26) Bezerra, Jean Michel Moura; Mezzomo, Ivan; Mezzomo, Ivan; Mezzomo, Ivan; Melo, Stefeson Bezerra de; Pinheiro, Antônia Jocivania; Milfont, Thadeu Ribeiro Benicio
    Este trabalho tem como objetivo propor uma nova metodologia de ensino para o estudo da geometria espacial nos anos iniciais e finais da educação básica, por meio de uma abordagem onde se coloca as características do ensino tradicional da matemática, as percepções da vivência de sala de aula, caracterizando os alunos dessa geração, expondo as necessidades sentidas pelos professores e alunos, a utilização das TICs, com ênfase no Geogebra e destacando suas vantagens. Este trabalho propõe uma sugestão da utilização das atividades já elaboradas por diversos usuários do software Geogebra como caminho para facilitar as práticas e didáticas no ensino da geometria espacial, de modo a auxiliar os professores dos níveis fundamental e médio, mesmo que não tenham uma formação adequada ou não possuam domínio das ferramentas tecnológicas educacionais disponíveis. Através dessas atividades já elaboradas, os professores podem utilizá-las de modo a deixar a aula mais atrativa e dinâmica, e quando julgar necessário adapta-las ou até mesmo, apropriar o conhecimento de como utilizar o software e criar suas próprias atividades.
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    Interdisciplinaridade e matemática: principais dificuldades a partir do portal de periódicos da CAPES e da BDTD
    (2021-10-22) Rebouças, Marcos Sérgio Carvalho; Nunes, Antonio Gomes; Nunes, Antonio Gomes; Nunes, Antonio Gomes; Maia, Mariana de Brito; Sales, Adna Queiroz
    No Brasil, o início da efervescência dos debates sobre a interdisciplinaridade acontece no fim da década de 60 e passa a exercer influências, ainda que tímidas, nos pensamentos sobre educação e ensino. A matemática desde a sistematização do saber é vista como uma disciplina de difícil compreensão e fechada em si mesma. Urge desse entendimento a necessidade de humanizar essa área do conhecimento e para isso é preciso buscar as maiores dificuldades enfrentadas por aqueles que buscam atravessar as práticas disciplinares para abordagens interdisciplinares. A partir desse entendimento utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, sob os procedimentos de um estado da arte, a fim de mapear no Portal de Periódicos da Capes e na BDTD, valendo-se de descritores previamente pensados, quais as principais dificuldades enfrentadas na implementação de experiências interdisciplinares na escola. Verificou-se, diretamente e por inferência, percalços de cunho epistemológicos, metodológicos e ontológicos constantes em pesquisas publicadas nos últimos 5 anos. Acredita-se que esta sistematização de achados possa servir de norte na luta pela construção de práticas que suplantem a mera reprodução de saberes matemáticos sob uma ótica fragmentária e, portanto, estanque.
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    O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
    (2020-06-30) Almeida, Adrian Francisco de; Andrade, Luiza Helena Felix de; Andrade, Luiza Helena Felix de; Andrade, Luiza Helena Felix de; Moura, Andréa Maria Ferreira; Nascimento, Valdenize Lopes do
    Tendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras.
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    Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
    (2020-12-30) Vale, Rita Rozineide do; Silva, Kátia Cilene da; Silva, Kátia Cilene da; Silva, Kátia Cilene da
    A matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar.
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    A influência das tecnologias educacionais no ensino de simetria e ângulos no ensino fundamental II
    (2020-06-25) Farias, Maria Karoline de Oliveira; Silva, Kátia Cilene da; Silva, Kátia Cilene da; Silva, Kátia Cilene da; Lima, Nayra Maria da Costa; Costa, Mylani Nathalini Dantas
    O presente artigo de conclusão de curso abordou a temática da influência das tecnologias educacionais no ensino de simetria de ângulos no Ensino Fundamental II, com o objetivo de realizar a revisão de literatura das pesquisas sobre o assunto, realizadas no período de 2010 a 2019, a partir da busca sistemática por teses, dissertações, monografias e artigos científicos que abordassem o tema. As pesquisas encontradas foram categorizadas por tipo, por ano e por abordagem adotada para tratar a temática. Foram encontradas 8 pesquisas que abordam especificamente a influências das tecnologias no ensino dos conteúdos específicos aqui abordados, respeitando o recorte de tempo previsto na concepção desta pesquisa. Assim, foi possível identificar as principais tendências nas pesquisas realizadas sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de simetria e ângulos no Ensino Fundamental II.