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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Knowledgemon hunters: um jogo sério com geolocalização para apoiar a aprendizagem de crianças com autismo e dificuldades de aprendizado
metadata.dc.creator: Silva, Salatiel Dantas
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Demoly, Karla Rosane do Amaral
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Alex Sandro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Patrício de Alencar
metadata.dc.description.resumo: O autismo é uma síndrome comportamental com etiologias diferentes, atingindo profundamente o processo de desenvolvimento infantil. Crianças portadoras de autismo apresentam algumas características em comum: inaptidão de relacionar-se com outras pessoas, levando-as ao isolamento; distúrbios de comunicação e preocupação obsessiva pelo que é imutável. Além da grande quantidade de casos de crianças autistas ao redor do mundo, existe também o despreparo de algumas instituições de ensino em usar recursos que facilitem o processo de aprendizado dessas crianças. Diante disso, esta dissertação apresenta o projeto Knowledgemon-Hunters que dispõe de um Jogo Sério cujo objetivo é reduzir o isolamento social e auxiliar no aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista e com dificuldade de aprendizado. A aplicação desenvolvida apresenta monstros digitais, que oferecem Objetos de Aprendizagem (OAs). Esses monstros podem ser geograficamente distribuídos no mundo real. Cada monstro traz consigo informações definidas por especialistas responsáveis pelas crianças. Com o uso de um dispositivo computacional móvel, as crianças podem caçar, capturar os monstros e visualizar seus conteúdos. Para validação, realizou-se aplicação do jogo K-Hunters com 10 profissionais em autismo que trabalham em escolas localizadas na cidade de Mossoró/RN. As informações foram obtidas através de questionários elaborados seguindo-se a metodologia TAM. Os resultados demonstram que os profissionais indicam que o jogo tem potencial para reduzir o isolamento social e para auxiliar no aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Abstract: Autism is a behavioral syndrome with different etiologies, deeply affecting the process of child development. Children with autism have some characteristics in common: the inability to relate to other people, leading them to isolation; communication disorders and obsessive concern for what is unchanging. In addition to the large number of cases of autistic children around the world, there is also the lack of preparation of some educational institutions to use resources that facilitate the learning process of these children. Therefore, this dissertation presents the project Knowledgemon-Hunters that has a Serious Game whose objective is to reduce social isolation and help in the learning of children with Autism Spectrum Disorder and with learning difficulties. The application developed presents digital monsters, which offer Learning Objects (LOs). These monsters can be geographically distributed in the real world. Each monster carries with it information defined by specialists responsible for children. With the use of a mobile computing device, children can hunt, capture monsters and view their contents. For validation, the K-Hunters game was applied with 10 professionals in autism who work in schools located in the city of Mossoró / RN. The information was obtained through questionnaires elaborated following the TAM methodology. The results demonstrate that professionals indicate that play has the potential to reduce social isolation and to aid in the learning of children with Autism Spectrum Disorder
Keywords: Realidade aumentada
Realidade virtual
Ontologias
Objetos de aprendizagem
Augmented reality
Virtual reality
Ontologies
Learning objects
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Agrônomicas e Florestais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/916
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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