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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma ontologia para classificação de objetos de aprendizagem considerando o domínio cognitivo da taxonomia de bloom
metadata.dc.creator: Oliveira, Pablo Roberto Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Patrício de Alencar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro Neto, Pedro Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Wellington Candeia de
metadata.dc.description.resumo: Ambientes virtuais de aprendizagem contam com objetos de aprendizagem como recurso para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Na construção de um objeto de aprendizagem, o professor pode estabelecer um objetivo educacional para auxiliar na avaliação do aluno, e é fundamental que esses objetivos estejam bem definidos. Através da taxonomia de Bloom os objetos de aprendizagem podem possuir um objetivo educacional bem definido, relacionado a um nível de aprendizagem cognitiva. Com o auxílio das novas tecnologias, o processo de criação e gerenciamento de objetos de aprendizagem sob essa perspectiva pode ser otimizado, utilizando a semântica dos metadados em repositórios de dados de objetos de aprendizagem. Entretanto, para alguns contextos esses metadados podem demonstrar-se insuficientes do ponto de vista semântico para representação da taxonomia de Bloom, e para estes casos pode-se utilizar ontologias. Desta forma, este trabalho apresenta uma ontologia para objetos de aprendizagem, considerando os níveis hierárquicos do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. A mesma possibilita a classificação correta dos objetos de aprendizagem, considerando os objetivos educacionais, além da classificação de indivíduos que utilizam os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem. Para desenvolvimento da ontologia deste trabalho utilizou-se a ferramenta Protegé, obedecendo a metodologia proposta no guia 101. A ontologia foi validada por meio do motor de inferência FaCT++, com a utilização de um cenário hipotético, e posteriormente foi integrada a um jogo virtual de aprendizagem para verificar seu potencial de aplicação. Um estudo de caso foi aplicado com um grupo de pedagogos para avaliar o comportamento da ontologia na referida ferramenta. Ao final, por meio de um questionário, a proposta foi avaliada de forma positiva pela amostra e pôde-se concluir que a ontologia se comportou de forma correta na classificação dos objetos de aprendizagem e na classificação da aprendizagem do aluno
Abstract: Virtual learning environments use learning objects as a learning resource to aid the teaching-learning process. In constructing a learning object, the teacher can establish an educational objective to assist in the evaluation of the student, and it is fundamental that the objectives of the course are well defined. Through Bloom's taxonomy, learning objects can have a well defined educational goal related to a level of cognitive learning. With the help of new technologies, the process of creating and managing learning objects from this perspective can be optimized by using the meta data semantics in data repositories of learning objects. However, for some contexts the metadata may prove to be insufficient in the semantical point of view to represent Bloom's taxonomy, and for the cases are use ontologies. In this way, this work presents an ontology for learning objects, considering the hierarchical levels of the cognitive domain of the Bloom taxonomy. The ontology allows the correct classification of the learning objects, considering the educational objectives, as well as the classification of the individuals that use learning objects in virtual learning environments. For the development of the ontology of this work, the Protegé tool was used, obeying the methodology proposed in guide 101. The ontology was validated using the FaCT ++ inference mechanism, using a hypothetical scenario, and later it was integrated into a virtual learning game to verify its application potential. A case study was applied with a group of pedagogues to evaluate the behavior of the ontology in said tool. Finally, through a questionnaire, the proposal was evaluated positively by the sample and it was concluded that the ontology behaved correctly in the classification of learning objects and in the classification of student learning
Keywords: Ontologia
Objetos de aprendizagem
Taxonomia de bloom
Ontology
Learning object
Bloom’s taxonomy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Agrônomicas e Florestais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/917
Issue Date: 29-Aug-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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