Mestrado em Ciência da Computação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 70
  • Item
    Soluções baseadas em redes neurais convolucionais para contagem automática de animais aquáticos
    (2022-08-15) Bessa, Willian Ramon Barbosa; Mendes Neto, Francisco Milton; Moreira, Mário Wedney de Lima; Moreira, Mário Wedney de Lima; Liberalino, Carlos Heitor Pereira
    A aquicultura é o processo de cultivo de organismos com o habitat predominantemente aquático, sendo hoje uma importante atividade na produção de alimento humano. Apesar de sua importância, ainda existe uma série de atividades que são realizadas quase que exclusivamente de forma manual, dentre elas, pode-se destacar a contagem de animais. Logo, esse trabalho apresenta a proposição de um conjunto de soluções para dar suporte à atividade de contagem de animais aquáticos, utilizando técnicas de visão computacional e de aprendizado de máquina, através de aprendizado profundo, com o diferencial de que o usuário final será capaz de acessar as soluções via smartphone. Como a solução final será disponibilizada para o usuário utilizar de forma autônoma, foi desenvolvido um modelo para ser usado como limiar de ativação, que avalia se a imagem enviada está em conformidade ou não. Atualmente o modelo está com 99% de precisão. Foi desenvolvido também um modelo de contagem baseado em YOLOv4 que alcançou 98.50% de mAP e 98.70% de acurácia, obtendo assim um excelente resultado
  • Item
    Ubiadapt: uma abordagem para adaptação de interface de sistemas ubíquos
    (2022-11-28) Pinheiro, Valéria Maria da Silva; Mendes Neto, Francisco Milton; Monteiro, Bruno de Sousa; Castro, Angélica Felix de; Gomes, Alex Sandro
    A computação ubíqua define sistemas computacionais capazes de disponibilizar recursos para os usuários de forma transparente e, com os avanços da tecnologia, a computação ubíqua fica cada vez mais invisível e com potencial de construir modelos computacionais cada vez mais dinâmicos, sendo dessa forma cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. A interação com sistemas ubíquos é diferente dos sistemas computacionais tradicionais, pois são encontradas diversas interfaces de sistemas ubíquos, de modo que designers enfrentam dificuldades em projetar interfaces que atendam todos os requisitos de usabilidade desses sistemas. Com isso, o presente trabalho busca investigar como as interfaces de sistemas ubíquos podem ser projetadas para garantir uma melhor experiência de uso em relação à interação do usuário com esses sistemas. Para auxiliar no desenvolvimento dessas interfaces de sistema ubíquos e permitir que elas sejam adaptadas para oferecer uma interação mais personalizada, uma abordagem é proposta, denominada de UbiAdapt. Com o UbiAdapt será possível adaptar as interfaces de sistemas ubíquos, de acordo com o perfil do usuário e o contexto de uso. Para obter informações sobre o perfil do usuário e conhecer suas características, um método é proposto neste trabalho, no qual deve ser utilizado para projetar interfaces adaptativas de sistemas e validar essas interfaces com os usuários
  • Item
    Linkfish - plataforma inteligente de comercialização de produtos aquícolas
    (2022-07-18) Barbosa, Vinícius Nunes; Mendes Neto, Francisco Milton; Campos, Gustavo Augusto Lima de; Alves Filho, Sebastião Emídio
    Com o desenvolvimento de novas tecnologias para internet, como sistemas de segurança, interfaces mais amigáveis, plataformas inteligentes, e-commerces, entre outros. Tem pro- porcionado novos meios de se interagir, como por exemplos os sistemas de marketplace, que estão cada vez mais sendo utilizados nos dias atuais. Em paralelo a esse avanço, o setor da carcinicultura e a piscicultura são atividades que estão em expansão em todo o Brasil. Entretanto, o mercado da venda de peixe e camarão possui limitações e difi- culdades, pois boa parte dessa comercialização é feita de forma manual, trazendo um desgaste de tempo por falta do uso de tecnologias. Além disso, é necessário que haja intermediários/atravessadores, que compram a baixo custo dos produtores e vendem a preços altos para os compradores, refletindo assim no preço final para os consumidores. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma inteligente de comercialização, voltada para o comércio de pescados, com o objetivo de remondar ofertas para os compradores de pescados, tendo como principal contribuição o módulo inteligente de comercialização. Com essa plataforma, será possível realizar a interme- diação entre os vendedores e os compradores, facilitando assim a compra e venda dos pescados. Para realizar a função do intermediador humano, é necessário a utilização de algoritmos e técnicas de otimização da área da computação, pois as variáveis tratadas são informações dinâmicas que variam em diversas faixas de preço, tamanho e data. Nesse trabalho, foi realizado um comparativo entre o algoritmo genético (AG) e algoritmo de busca gulosa fracionária (ABGF), a fim de identificar a melhor abordagem para o objetivo proposto, sendo escolhido, ao fim de todo o processo, o algoritmo ABGF. Para o processo de negociação de preço, foi escolhida a lógica fuzzy devido à sua capacidade de trabalhar com regras de negócio e com faixas de valores (preço). Como resultado, foi desenvolvida uma plataforma web de comercialização inteligente e analisada a usabilidade do sistema. A proposta da plataforma Linkfish passou por vários editais de pré-aceleração e aceleração, evoluindo para um produto comercial, que posteriormente se transformou em uma startup
  • Item
    Mecanismo de recomendação personalizada de rotas utilizando algoritmos genéticos no contexto do turismo 4.0
    (2022-08-11) Gondim, Ruan dos Santos; Mendes Neto, Francisco Milton; Monteiro, Bruno de Sousa; Gomes, Alex Sandro; Fontes, Fábio Francisco da Costa
    A indústria do turismo vem sendo muito impactada pela pandemia da Covid-19, no Brasil e no mundo. Este setor necessita continuar seu desenvolvimento, mas agora de um modo diferente. A utilização de conceitos como Turismo 4.0 e Smart Tourism parecem ser o caminho para continuar o desenvolvimento deste setor neste “novo normal” que tantos predizem. O turismo é um setor muito comum em todo o mundo. Pessoas viajam para todos os lugares, mas o planejamento dessas viagens é algo que pode ser cansativo e confuso, pois é difícil saber qual o melhor lugar para visitar quando não se conhece nada, então sempre é bom receber sugestões de lugares. O uso em massa dos dispositivos móveis e o advento das ferramentas de inteligência artificial contribuíram para o surgimento dos sistemas de recomendação inteligente no contexto do turismo 4.0, que visa realizar recomendação e facilitar a tomada de decisão das pessoas durantes suas viagens turísticas. No entanto, disponibilizar recomendações corretas não é uma tarefa simples, devido à grande diversidade de pontos e perfis existentes. A solução para este problema é fornecer informação e conhecimento sobre determinados espaços turísticos, através da recomendação personalizada de pontos aos usuários, indicando locais relevantes relacionados a seus interesses. Desta forma, entendendo o perfil individual de cada usuário e aplicando mecanismos de recomendação de pontos com o uso de algoritmo genético, será possível reconhecer a afinidade entre usuário e determinados espaços turísticos, assim, realizando recomendações precisas de rotas turísticas. Neste sentido, esta dissertação tem como proposta a construção de um sistema de recomendação inteligente no contexto de turismo 4.0, cujo objetivo é auxiliar Plataformas de receptivo turístico inteligente para prover informações sobre lugares, rotas otimizadas, conteúdos, produtos e serviços de forma contextualizada. de modo a proporcionar uma experiência turística personalizada, suave e prazerosa. Para construção desta plataforma, foi necessário realizar a análise das contingências e improvisações na prática turística com técnicas de Digital Ethnography, e foi possível sintetizar os perfis de turistas nessa região, por meio da criação de personas e suas necessidades essenciais por serviços digitais. Como resultado, foi construído um sistema de recomendação que auxilia as plataformas de receptivo turístico e consegue realizar recomendações com base nos interesses dos usuários, e por fim, contribuir cientificamente para a área da Computação como uma pesquisa e solução na área de conhecimento do Turismo Inteligente
  • Item
    Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa
    (2020-08-25) Santos, Otília de Sousa; Silva, Patrício de Alencar; Mendes Neto, Francisco Milton; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo
    A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação
  • Item
    Monitoramento preventivo de confiança em transações de redes de valor
    (2021-04-22) Rocha, Rayana Souza; Silva, Patrício de Alencar; Mendes Neto, Francisco Milton; Paillard, Gabriel Antoine Louis
    As redes de valor representam modelos de negócios entre empresas ou organizações que geram valor aos consumidores por meio de relacionamentos em rede. Com os avanços das necessidades do mercado, as empresas adotaram uma nova estratégia de criação de valor. As consequências dessas necessidades levaram a uma noção de criação de valor em rede, para coprodução de valor entre as partes interessadas. A metodologia e3value foi desenvolvida para modelar uma rede de valor composta por atores que criam, trocam e consomem coisas de valor econômico, que se baseia no princípio do significado da reciprocidade econômica, uma abordagem "dar e receber", entre atores que trocam objetos com um valor econômico. A confiança é um componente muito importante nas relações interempresariais. O estudo e análise da confiança dentro das redes de negócio é prudente, tendo em vista que a mesma é um componente essencial entre as empresas para compartilhar conhecimento, mesmo que seus sistemas estejam conectados e haja compartilhamento de tecnologia, pois a modelagem utilizada pelo e3value não trata valores subjetivos, como é o caso da confiança, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico das partes interessadas envolvidas. Sabendo da importância dessa crença, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor baseada em confiança. O nível de confiança entre as empresas determinará o nível de troca de conhecimento e o sucesso da rede de negócios. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Meltech, startup incubada na IAGRAM, que fabrica chá fermentado probiótico Kombucha, bebida funcional feita pela fermentação por microrganismos e Hidromel, bebida alcoólica, semelhante ao vinho e é produzida a partir da fermentação do mel, todos de patente própria. Nesta pesquisa, foi possível classificar o nível de confiança das partes interessadas envolvidas na rede e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da startup em alguns submodelos elementares, representando a confiança dentro a da rede, de acordo com o papel que o ator assume