Mestrado em Matemática

URI Permanente para esta coleção

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Stricto Sensu em nível de mestrado na modalidade profissional do Departamento de Ciências Exatas e Naturais – DCEN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – PROFMAT/UFERSA foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa – CONSEPE e referendado pelo Conselho Superior Universitário – CONSUNI no final de 2010, para ter início no período 2011.1. O PROFMAT é um curso semipresencial com oferta nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM oferecido em Instituições Associadas de Ensino Superior por todos os estados da federação e Distrito Federal. O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010 iniciando com o conceito 3 e atualmente, em uma nova avaliação, é um programa de mestrado com conceito 4. O público alvo do PROFMAT consiste, prioritariamente, dos professores do Ensino Básico que se encontram efetivamente em sala de aula no ensino de matemática. Aos professores das instituições públicas de Ensino Básico estão previstas bolsas de mestrado da CAPES, nos mesmos moldes das bolsas de mestrado de demanda social. A partir do Exame Nacional de Acesso 2016, o PROFMAT se realiza segundo seu regimento interno e observando seu último edital de acesso com respeito a concessão de bolsas CAPES. Um ponto fundamental é que os professores que recebem bolsa CAPES assumem como contrapartida o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos se dão por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do Ensino Básico, previamente definido e divulgado através de Edital. O Exame Nacional de Acesso consiste num único exame, realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas. O número de vagas é decidido antecipadamente a cada ano de acordo com cada instituição associada e estabelecida em editais. A coordenação local do PROFMAT funciona na sala 13 do prédio da PROPPG no campus leste da UFERSA em Mossoró.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 64
  • Item
    Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
    (2021-11-22) Silva, Sueli Xavier da; Neves, Odacir Almeida; Neves, Odacir Almeida; Neves, Odacir Almeida; Rodrigues, Walter Martins; Dantas, Aleksandre Saraiva
    O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa
  • Item
    Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
    (2021-12-17) Lima, Rozenilto José de; Moura, Andréa Maria Ferreira; Moura, Andrea Maria Ferreira; Garcia, Antônio Ronaldo Gomes; Nunes Júnior, Edivan da Silva
    É notória a importância da matemática no cotidiano de muitas pessoas. Historicamente, a matemática, está presente em nossas vidas, visto que é praticamente impossível encontrar algo que não se correlacione com sua aplicação. Durante a formação básica dos alunos, o conhecimento matemático é extremamente importante, pois ajuda na melhoria da sociedade de uma forma ampla e geral. Desse modo, objetivou-se com este trabalho construir um conjunto de atividade direcionadas aos professores do Ensino Fundamental, com base nos artigos publicados em Revistas especializadas que colaborem para melhoria do ensino de frações. Esse estudo foi importante para auxiliar na confecção de um manual de boas práticas de ensino, que poderá ser usado para melhorar tanto o ensino de frações em sala de aula quanto o aprendizado por parte dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino/aprendizado de frações para alunos do 6º ano do ensino fundamental, usando as principais bases de dados disponíveis, sendo o Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, e a Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses, relacionados ao tema “ensino/aprendizagem de frações pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental”. A busca foi realizada adotando as seguintes combinações de palavras-chave: “ensino de frações no 6º ano; frações no ensino fundamental; aprendizagem de frações”. Os principais objetivos com este trabalho foram analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem de frações dos alunos, especialmente, do 6º ano do ensino fundamental, assim como apresentar, como sugestão aos professores, um manual didático voltado ao ensino de frações para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos. O levantamento dos principais problemas relacionados a aprendizagem de frações enfrentados pelos alunos em sala de aula apontados nesta pesquisa, podem contribuir para a tomada de decisão dos professores nas escolas, principalmente, para mudanças na forma de ensinar e cobrar mais atenção dos alunos para as questões operacionais com frações e despertar atitudes
  • Item
    A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
    (2022-02-24) Silva, Gleisson Barros da; Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes; Pinheiro, Antônia Jocivania; Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes; Pinheiro, Antônia Jocivania; Silva, Paulo César Linhares da; Bernardo, Leomaques Francisco Silva
    O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica
  • Item
    O triângulo de pascal e a meritocracia: uma sequência didática com o uso do tabuleiro de galton
    (Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2021-08-23) Lira, Diego de Freitas; Oliveira, Fabricio Figueredo; http://lattes.cnpq.br/5143912417720787; Andrade, Luiza Helena Felix de; http://lattes.cnpq.br/1676144099849448; Andrade, Luiza Helena Félix de; http://lattes.cnpq.br/1676144099849448; Oliveira, Fabricio Figueredo; http://lattes.cnpq.br/5143912417720787; Pereira, Ana Carolina Costa; http://lattes.cnpq.br/1062497580478584; Neves, Odacir Almeida; http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
    This dissertation presents an association of mathematical content with meritocracy and use of Galton's Board, which are not subjects covered in the high school curriculum, this idea arose from the need to use this mathematical content to discuss a subject that would be done by a teacher from the Humanities area. The objective of this work is to propose a didactic sequence for teaching probability and Combinatorial Analysis, more specifically the study of the Pascal triangle and its properties, using the Galton Board. With these contents to make an association with Meritocracy. To emphasize the use of concrete material and digital technologies, we will use The Common National Curriculum Base (BNCC), presented in 2017 in its final version by the Ministry of Education (MEC) of Brazil. Thus, develop some skills proposed for the area of Mathematics and its Technologies, in order to seek the construction of learning in the classroom. The didactic sequence is supported by Gérard Vergnaud's pedagogical approach, the Theory of Conceptual Fields. The research methodology used is focused on the content and production of educational material. The target audience of this didactic sequence consisted of 2nd year high school students. The proposal is based on numerical tests and subsequent observation of the theoretical probability distribution. Covering this study a little more and using a simulator of the Galton Board made in Geogebra, we will observe the approximation of the histogram of the distribution of the balls in the columns with the Gaussian curve, associating it with meritocracy
  • Item
    Propostas de sequências didáticas para o ensino de funções pautadas na interdisciplinaridade e no uso das TDIC'S
    (Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2021-09-08) Oliveira, Maria Edvanise; Moura, Kátia Cilene da Silva; http://Iattes.cn pg .br/0385746434704838; Moura, Andréa Maria Ferreira; http://Iattes.cnpg.br/1483208136181297; Oliveira, Fabrício de Figueredo; http://lattes.cnrxi.br/514391 2417720787; Dias, Graciana Ferreira; http ://Iattes.cnixi.br/i 038047809537238
    The present study was developed in the context of the social isolation caused by the pandemia of Covid-19, which had a great impact on the learning community with the insertion of remote teaching, demanding from the teacher a new way of teaching through Digital Information and Communication Technologies (ICTs). Influenced by this scenario and by a concern of building something useful to society, the research developed has as its main objective to present a compilation of activities related to function teaching, divided into five didactic sequences based on the interdisciplinarity and the use of ICTs. These sequences aim at increasing the interest and engagement of students in class, thus minimizing the existing difficulties in teaching function and providing meaningful learning. For this purpose, research was carried out on the teaching of functions both in the BNCC and ENEM matrices reference and SAEB, as they are documents that guide the development of the schools curriculum. Following that, a diagnosis of the difficulties in the teaching-learning process of function was carried out. Given the various difficulties presented, it was decided to adopt an interdisciplinary approach and the insertion of technological resources, as alternatives to minimize those difficulties and facilitate the understanding of the content in question. Among the range of technological resources available on the web, four tools were selected that are easy to access, free, practical and some already known by many high school teachers, those tools are: the digital platforms Youtube, Khan Academy, PhET and the GeoGebra Software. The elaboration of the activities present in the didactic sequences was based on proposals already applied by other teachers reported in academic works, as well as the study of the possibilities of application of the selected tools in the teaching of function. Thus, it is expected that the material presented here, in addition to contributing to a more significant learning of the concepts, contribute to a change in teachers' habits, as it presents possibilities of using the web as a reference for their lectures, in order to make them more dynamic and engaging. Finally, it is intended that the interdisciplinary approach and classes based on technological resources become something common in schools, as it can be adaptable to any subject or curricular component
  • Item
    Como a avaliação diagnóstica realizada pela seduc influencia na prática pedagógica do professor de matemática
    (Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2021-08-13) Loiola, Fabiano Oliveira de; Andrade, Luiza Helena Felix de; http://lattes.cnpq.br/1676144099849448; Oliveira, Fabricio de Figueredo; http://lattes.cnpq.br/5143912417720787; Silva, Thomaz Edson Veloso da; http://lattes.cnpq.br/8425420448319365
    Diagnostic assessment is an important pedagogical resource necessary for the teacher to become aware of the student's understanding according to a set of skills and competences on a certain curriculum element, aiming to plan their intervention action, as per Luckesi (2011) precept. This situation, along with the use of external assessments as pedagogical support, has motivated the development of researches with the intention of improve learning. For example, Silva (2019) and Ferreira Filho (2020) seek to understand the reality in which they are inserted, proposing solutions within each context. The research studied the Diagnostic Assessment fulfilled in secondary school state network of Ceará. Therefore, a semi-open questionnaire was applied in three schools in the city of Quixadá with different teaching modalities (a Professional School, a Full-Time and a Regular School), in which the results were achieved, trying to observe how this evaluation was carried out in the teaching and practice of the mathematics teacher. The results achieved indicate the beginning of a conversation between the actors involved in the evaluation process, promoting students learning