Mestrado em Ensino

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LINHAS DE PESQUISA I – Ensino de Ciências Humanas e Sociais; Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver investigações a respeito do processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências humanas e sociais em uma perspectiva interdisciplinar. Os estudos desenvolvidos no âmbito desta linha aprofundam a reflexão acerca do ensino dos processos históricos, da formação da sociedade brasileira e do pensamento filosófico. Também tem como foco a utilização do livro didático e a análise dos seus conteúdos, além do uso das tecnologias para a docência nas Humanidades no espaço da escola pública. II – Ensino de Línguas e Artes; Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver investigações a respeito do processo ensino-aprendizagem na área de línguas e artes em uma perspectiva interdisciplinar. Os estudos desenvolvidos no âmbito desta linha aprofundam a reflexão aplicada ao ensino de música, do ensino de línguas e da formação de leitores, dos gêneros discursivos, dos letramentos, da oralidade, da promoção da leitura e das tecnologias digitais na escola pública. III – Ensino de Ciências Naturais e Tecnologias. Busca desenvolver investigações no âmbito do ensino-aprendizagem das ciências naturais, matemática e tecnologias. Com foco na investigação sobre materiais didáticos, tecnologias educacionais e metodologias de ensino no âmbito de disciplinas do ensino básico, da formação técnica e do ensino superior. Assim, visa contribuir com a efetiva melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem no contexto da educação pública nos seus diversos níveis auxiliando na superação dos problemas vivenciados nessa esfera.

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    "Quando a gente consegue aquilo que colocamos como objetivo, acabamos revolucionando”: trajetórias de êxito escolar de professoras trans e travestis em Fortaleza-CE
    (2022-08-17) Souza, Erikah Pinto; Silva, Francisco Vieira da; Silva, Francisco Vieira da; Medeiros, Emerson Augusto de; Takara, Samilo
    Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como três docentes trans e travestis de diferentes áreas de ensino, da cidade de Fortaleza/CE, narram os seus percursos de êxito escolar e como essas trajetórias estão relacionadas com as práticas pedagógicas dessas profissionais da educação e as mudanças sociais no âmbito escolar. Para cumprir com esse objetivo geral, elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) descrever como se construiu o percurso formativo de três professoras trans e travestis da cidade de Fortaleza/CE descrevendo os fatores que levam a exclusão/evasão de mulheres trans e travestis; b) identificar os desafios e estímulos que permeiam a trajetória escolar dessas docentes diante de um ciclo de práticas discriminatórias; c) relacionar as narrativas das trajetórias de êxito escolar das docentes com as práticas pedagógicas empreendidas por essas profissionais e as mudanças que elas causaram nas instituições que passaram. Por meio do embasamento teórico apresentado neste trabalho, é possível refletir sobre a vida escolar de trans e travestis seus fracassos e êxitos, suas estratégias e desenvolvimento para o sucesso escolar, que analisados, oferecem contribuições alusivas às experiências, visando intensificar o desenvolvimento de ações-reflexões-ações, como referências destacam-se: Louro (2001), Foucault (2010), Bento (2011), Butler (2003), dentre outros, com isso compõe-se a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa feita neste trabalho, outro momento da pesquisa foi a busca em campo utilizando-se de entrevistas com as professoras trans e travestis escolhidas. O texto procurou criar como base de análise todos os relatos que aqui foram apresentados, os quais nos deram uma possibilidade de entendimento de situações que potencializam o fracasso escolar e superação com o êxito dos/as sujeitos/as da pesquisa, bem como as possíveis formas de resistência e superação, trazendo para estudo a história de três mulheres trans e travestis professoras escolhidas pela diversidade nas áreas do conhecimento em que atuam (Matemática, Linguagens e Ciências Sociais e Humanas). A pesquisa alcançou seu objetivo ao permitir evidenciar as trajetórias reais de mulheres que viveram na pele toda a dificuldade com que os livros demonstram a vida de trans e travestis. O presente estudo enriquece a luta contra o preconceito e a exclusão, expondo com fatos reais o êxito por parte dessas mulheres por meio da docência, da educação.
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    O conhecimento linguístico explícito na formação de professores de língua portuguesa
    (2021-04-29) Sousa, Marielly Pereira Alves de; Martins, Mário Gleisse das Chagas; Martins, Mário Gleisse das Chagas; Souza, Shelton Lima de; Silva, Ananias Agostinho da
    Esta pesquisa tem como objetivo examinar o conhecimento sintático explícito de graduandos em Letras-Português, em particular nos domínios da frase simples. Nomeadamente, pretendo examinar se o conhecimento sintático explícito desses licenciandos corresponde às necessidades de atuação profissional em conformidade com o que prega a BNCC, em termos de competências e habilidades, e compreender o impacto da formação universitária no desenvolvimento do conhecimento linguístico explícito. Para realizar esta pesquisa foram consultados ingressantes e concluintes de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizada na Mesorregião Oeste Potiguar. Esta pesquisa se materializa pela aplicação de um teste de verificação que, para o efeito da explicitação dos conhecimentos sintáticos dos participantes, proponho como técnica metodológica de obtenção de dados baseado na prática amplamente corrente em sala de aula da disciplina de Língua Portuguesa: a correção de textos. Os resultados obtidos demonstram que, de modo geral, o conhecimento sintático explícito de ingressantes e concluintes se apresenta pouco satisfatório. Embora se note algum desenvolvimento desse conhecimento no desempenho dos alunos concluintes, o que aponta para algum impacto da formação superior, ainda são notadas carências expressivas quanto ao domínio de conhecimento sintático explícito, que, à luz da BNCC, são indispensáveis à atuação profissional. A prática de correção de textos com feedback, enquanto prática discursiva habitual das salas de aula da disciplina de Língua Portuguesa e como espaço de interação em que o conhecimento linguístico explícito do professor é acionado, incluindo-se metalinguagem, pode contribuir para a formação adequada no contexto das habilidades e competências referidas pela BNCC.
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    A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2020-08-17) Freire, Maria Luciene Maia; Martins, Mário Gleisse das Chagas; Martins, Mário Gleisse das Chagas; Lima Neto, Vicente de; Rodrigues, Léia Cruz de Menezes
    Nesta pesquisa, examino como o ensino do conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção de seus textos escritos. Embora falantes nativos de uma língua possuam conhecimento tácito sobre as regras de estruturação da gramática de sua língua, hipotetizo que, para o domínio eficiente da escrita, o que inclui o sistema de pontuação, é necessário tornar explícitos esses conhecimentos. Nesse sentido, adoto a gramática sistêmico- funcional como base teórica em particular, por ser uma descrição de sistemas linguísticos que se pauta em situações de uso e que defende que a língua está em constante interação com o meio em que ocorre. O fundamento teórico sobre a gramática sistêmico-funcional de minha pesquisa centra-se em Halliday (1994, 2004), apoiando-me também em outros autores, como Neves (1997, 2002, 2003, 2004, 2018) e Fuzer e Cabral (2014). Além disso, também me aproprio de descrições normativas, como as de Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2006), já que ainda são próximas da realidade da escola. Para discutir sobre o conhecimento linguístico explícito, me amparo, entre outros, em Duarte (2008) e Mendes (2014). Para atingir o objetivo desta pesquisa, realizou-se uma intervenção em uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no munícipio de Alto Santo (CE). A verificação da eficácia da intervenção ocorre por meio da aplicação de testes diagnósticos (pré e pós). É, portanto, uma intervenção pedagógica, com tratamento qualitativo e quantitativo. No que tange aos resultados, eles são expressos pelo aumento considerável do uso convencional da vírgula para isolar orações coordenadas assindéticas, na redução do uso não convencional por presença, principalmente entre verbo e seu complemento, e por menos ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial antecipado. Notou-se também o aumento da presença da vírgula na intercalação do adjunto adverbial, assim como houve progressos na identificação de termos como o sujeito, núcleo do predicado, complementos e adjuntos. Essa identificação torna visíveis fronteiras sintáticas importantes no uso da vírgula. Não houve avanços no uso da vírgula para marcar orações subordinadas adverbiais antepostas. Quanto às contribuições no que se refere ao alcance desta pesquisa, acredito numa influência positiva que se possa levar à prática pedagógica, minha e de meus colegas, permitindo que nossos alunos acedam a uma aprendizagem mais reflexiva e, ao mesmo tempo, construtora de sentidos, por meio de um maior empoderamento linguístico
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    Multimodalidade na palma da mão: ensino de libras a partir da produção de conteúdo no instagram
    (2022-02-25) Silva, Tárcia Tamária da Costa; Lima Neto, Vicente de; Lima Neto, Vicente de; Ferreira, Elaine Cristina Forte; Paiva, Francis Arthuso; Lima, Samuel de Carvalho
    Em meio a uma sociedade que se torna cada vez mais conectada por ambiente digitais, surgem também diferentes formas de construir conhecimentos, isso nos mostra que as mudanças ocorridas com o surgimento da internet vão muito além de transformações tecnológicas, mas abrangem a comunicação, a linguagem e a forma que produzimos conhecimentos. Atualmente, os sites de redes sociais possibilitam não só interações no campo do entretenimento, mas a ampliação de forma híbrida de conhecimentos e intenções discursivas que se entrelaçam em diversos deles. É o caso do campo discursivo educacional, que está presente com seus sujeitos em ambientes como Instagram, produzem conteúdos que envolvem temáticas educacionais e possuem muita procura por indivíduos que querem aprender uma língua, mesmo sendo um ambiente não pensado para o ensino. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo investigar possibilidades de ensino de Libras via Instagram, considerando gêneros que ali se materializam para esse fim e a descrição deles. Desse modo, queremos identificar os gêneros mais abordados nas postagens disponibilizadas em três perfis de professores no Instagram e descrever como as professoras se utilizam desses gêneros para o ensino de Libras. Para isso, a base teórica a qual nos aliamos para analisar nossos dados é consistida por Bakhtin (2016), para uma base sobre gêneros do discurso; Moita-lopes (2006), Leffa (1988) e Paiva (2014), para Linguística Aplicada; Strobel (2008) e Gomes-Sousa (2018), para cultura surda; Guaberto (2016), Paiva (2021), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Pimenta e Santos (2011), sobre multimodalidade, Semiótica Social e Paisagem Semiótica; e Valiati (2020) e Karhawi (2017), sobre produção de conteúdo digital. Em relação ao nosso objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória e descritiva, na qual construímos nosso corpus de quinze postagens no Instagram de três perfis públicos que tratam do ensino de Libras. Os resultados apontam que os gêneros mais utilizados são atravessados por diferentes modos semióticos, como música, escrita, expressões faciais e paisagem semiótica que remeta a espaços não educacionais. Além disso, são gêneros do campo discursivo publicitário, embora se utilizem de estratégias do campo educacional, com intenção de vender cursos de ensino de Libras. A metodologia de ensino que essas professoras usam com os gêneros mais recorrentes parte da Abordagem Comunicacional e pode colaborar para a existência da pedagogia bilíngue
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    Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
    (2022-06-29) Noronha, Kátia Lanuce Morais; Graterol, Maria Margarita Villegas; Graterol, Maria Margarita Villegas; Graterol, Maria Margarita Villegas; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Rocha, Simone Maria da; Morais, Marcelo Bezerra de
    O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociais
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    O Atendimento educacional especializado no município de Mossoró/RN: entre saberes e práticas
    (2020-06-26) Lima, Maria Aparecida Dias; Rocha, Simone Maria da; Rocha, Simone Maria da; Oliveira, Meyre Ester Barbosa de; Morais, Marcelo Bezerra de
    Esta dissertação tem por objetivo analisar saberes e práticas que são mobilizados pelos(as) professores(as) que atuam no Atendimento Educacional Especializado no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Partimos dos seguintes questionamentos: que saberes e práticas são mobilizados pelos(as) professores(as) que atuam no Atendimento Educacional Especializado neste município? O que podemos identificar e refletir sobre eles? O que os(as) professores(as) narram nos ajuda a entender o ensino no AEE? Trata-se de uma pesquisa autobiográfica em educação (PASSEGGI, 2011; SOUZA, 2006), ramo da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2008; BOGDAN, BIKLEN, 1994). Participaram do estudo três professoras que trabalham nas salas de recursos multifuncionais e uma professora que coordena a educação especial no município. O corpus utilizado para análise constitui-se de três narrativas orais e uma escrita, além de imagens de materiais pedagógicos produzidos no serviço de AEE. As fontes foram recolhidas ao longo do ano de 2019, através da realização de entrevistas narrativas (JOVCHELOVICTH, BAUER, 2002). Para a fundamentação teórica sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, consideramos as legislações vigentes (BRASIL, 2008) e estudiosos da área (MANTOAN, 2003; 2006; MAZZOTTA, 2005). As narrativas revelaram que o AEE provê acessibilidade nas escolas pesquisadas, percebe o(a) estudante como um ser capaz e com potencial, que precisa de pontes, de possibilidades acessíveis para aprender. Mostram que as práticas colaborativas promovem uma interação significativa entre os sujeitos, o que se estabelece numa relação de respeito mútuo entre os saberes e práticas pedagógicas. As articulações interdisciplinares e transdisciplinares são estratégias ou atitudes interativas que dão acessibilidade aos estudantes do AEE na sala regular e mobilizam os demais estudantes a ter empatia no processo de aprendizagem com a diferença humana. Os materiais pedagógicos são construídos de acordo com as necessidades e interesses dos(as) alunos(as), configurando-se um olhar muito singular, que dá sentido e significado as diferentes aprendizagens. A partir da construção de quatro eixos de análises, a saber: Ensino especializado: prover acessibilidade a aprendizagem; utilização e a construção de recursos pedagógicos nas salas de recursos multifuncionais; avaliação da aprendizagem no AEE e imagens e narrativas ver, sentir e transformar. Tivemos a possibilidade de analisar aspectos importantes do ensino no AEE, no município de Mossoró/RN. Por fim, aprendemos com as professoras colaboradoras que ouvir, ver e sentir as necessidades dos(as) estudantes da Educação Especial deve ser um compromisso político de todos os educadores