Mestrado Profissional em Administração Pública

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O Profiap é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. O programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional. O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública. Objetivos – Capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas; – Contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas; – Disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública; Exame Nacional de Acesso A admissão de discentes ao Profiap será feita por meio de um Exame Nacional de Acesso, contendo: a) resultado do teste ANPAD; b) prova específica versando sobre temas do conteúdo “Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil” e “Teoria das Organizações”.

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    A Qualidade do regime democrático no mundo atual: uma análise da liberdade, igualdade e legalidade das democracias contemporâneas
    (2021-12-14) Leite, Rodrigo Jorge Carneiro; Rocha, Leonardo Andrade; Silva, Napiê Galvê Araújo; Rocha, Leonardo Andrade; Silva, Napiê Galvê Araújo; Correia Neto, Jorge da Silva; Silva, Ricardo George de Araújo
    O presente estudo teve como objetivo analisar, perante certas dimensões, a qualidade do regime democrático desenvolvido na atualidade pela sociedade mundial. Nesse intuito, este trabalho abordou o objeto pesquisado por meio de três ensaios distintos, os quais investigaram como estariam, contemporaneamente, as principais vertentes que estabelecem a democracia como sistema de governo de muitas nações do globo terrestre, quais sejam: primeiro, a liberdade, princípio fundamental que se encontra em conflito devido a avalanche de (des)informações veiculadas neste período de extrema difusão tecnológica de comunicação; segundo, a igualdade, fator também primordial para a consolidação legítima da democracia, tendo em vista a necessidade de participação de todos os cidadãos diante das diretrizes governamentais na democracia representativa; terceiro e último, a legalidade, parâmetro que serve de base para a consolidação do regime democrático, visto que todos devem obedecer às regras que regem a democracia, particularmente, debatemos, neste ponto, a influência do poder financeiro em desvirtuar a equidade e lisura do processo político-eleitoral. A metodologia empírica utilizada para comprovação da fundamentação teórica exposta foi a econométrica. Nessa abordagem quantitativa, manuseou-se dados de relatórios internacionais condensados pela organização The Quality of Goverment Institute (QoG), os quais permitiram inferências e comprovações das hipóteses formuladas
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    Fiscalização de contratos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra: análise do processo no IFRN Campus Ipanguaçu
    (2022-02-04) Farias, Carla Patrícia Silva de; Almeida, Carlos Alano Soares de; Almeida, Carlos Alano Soares de; Rêgo, Thaiseany de Freitas; Oliveira, Adriana Martins de
    A terceirização de serviços das atividades-meio pela administração pública, a libera para se concentrar na execução de suas atividades finalísticas. No entanto, ao terceirizar é preciso acompanhar a execução contratual, com vista a garantir níveis satisfatórios de execução dos serviços pactuados. A fiscalização é composta por procedimentos diversos que exigem dos fiscais e gestores contratuais designados para essa função conhecimentos específicos relacionados ao objeto contratado, legislações aplicáveis, esquematização e execução de procedimentos, além de posturas comportamentais. Diante da complexidade e vultuosidade das tarefas de fiscalização é comum que sem a devida capacitação e normatização ocorram falhas durante o processo de fiscalização. Neste contexto, esta pesquisa buscou avaliar, sob a ótica dos agentes fiscalizadores dos contratos de serviços terceirizados, quais os pontos críticos observados na execução dos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra do IFRN, campus Ipanguaçu, como é realizado o processo e quais os pontos considerados críticos no acompanhamento da execução dos contratos. Para tanto, foi elaborado roteiro de entrevista semiestruturado aplicado junto aos fiscais e gestores dos contratos, sendo captadas as suas impressões sobre os procedimentos adotados desde sua designação a finalização do contrato, abordando aspectos de preparação, capacitação, apoio administrativo ofertado, descrição das atividades desempenhadas, perfil ideal a ser considerado para a escolha dos agentes fiscalizadores, percepção sobre responsabilidades e riscos, além de levantar pontos críticos e fortes do processo. Como resultado ficou evidenciado que no momento de designação não há uma notificação e preparação prévia, as capacitações são ofertadas apenas após o início das atividades de fiscalização, que o perfil do fiscal e a disponibilidade para a realização da tarefa ficam em segundo plano. Não há segregação de funções entre fiscais e gestores, haja vista haver uma concentração de indicações em um mesmo grupo de pessoas, além de identificada a necessidade de padronização institucional e criação do setor sistêmico que auxilie principalmente os agentes que atuam como gestores. A partir do resultado foi elaborado um plano de ação para aperfeiçoar o processo de gestão e fiscalização contratual
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    A Efetividade do programa nacional de assistência estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN
    (2022-04-29) Lopes, Larisse Raphaely da Silva; Sales, Luciana Batista; Sales, Luciana Batista; Fernandes, Kaio César; Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
    As recentes políticas públicas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são a maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Muitas dessas estudantes são mães e, precisam de suporte para enfrentar, além das dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade socioeconômica, as dificuldades de serem mães e estudantes. Ante o exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA e com profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Como resultado foi identificado perfil das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche, suas condições de permanência, quais as ações de assistência estudantil, direcionadas às estudantes-mães, são executadas na UFERSA, como são avaliadas essas ações e quais são as possibilidades, limites e desafios da assistência estudantil, no que diz respeito ao público das estudantes-mães. Foi constatado que mesmo com todas as limitações, a assistência estudantil é essencial para essas estudantes. Para as beneficiárias do auxílio creche, sem esse benefício elas não teriam condições de continuar estudando. Desta forma, percebe-se que mesmo com as suas limitações, as ações de assistência estudantil, pautadas no PNAES, contribuem para a permanência dessas estudantes- mães na universidade
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    A Importância da gestão do conhecimento em instituições do ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semiárido
    (2022-03-24) Braga, Priscilla Even Alves; Almeida, Carlos Alano Soares de; Almeida, Carlos Alano Soares de; Almeida, Carlos Alano Soares de; Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega; Oliveira, Adriana Martins de
    As organizações públicas e privadas passaram por transformações ao longo do tempo, sempre tentando acompanhar o dinamismo das relações sociais. Em tempos remotos o capital mais importante das organizações estava relacionado aos ativos tangíveis, os bens materiais, os imóveis, no entanto, nos últimos anos as atenções concentraram-se no capital humano em primeiro lugar. Considerando esse contexto de mudanças e de valorização do capital humano é que nasce a sociedade do conhecimento e a gestão do conhecimento torna-se ferramenta necessária dentro de toda organização. Nas organizações públicas, a gestão do conhecimento ganha importância à medida em que as mudanças trazem a necessidade de aumento na eficiência e eficácia da prestação dos serviços. Diante deste novo cenário, o presente estudo busca identificar as dificuldades vivenciadas pelos servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido na mudança de setor e quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o compartilhamento do conhecimento dentro da Instituição. Para tanto, foram investigadas as práticas de compartilhamento do conhecimento das atividades administrativas, os atores, as barreiras e facilitadores de conhecimento. A natureza metodológica da pesquisa é qualitativa, com procedimento de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 servidores da instituição e análise documental, a saber, o plano de desenvolvimento institucional - PDI, resoluções, manual de metodologia de gestão de processos e escritório de processos. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin e a exploração e codificação do material foi realizada por meio do software ATLAS.TI. Com base nas análises foi possível identificar as dificuldades vivenciadas pelos servidores quando mudam de setor, como inexistência de compilado normativo, dificuldades em entender a rotina em virtude da ausência de ferramenta de consulta, rotinas integralmente tácitas, dentre outros. Reconheceu-se ainda que dificuldades apresentadas são consequência da transmissão do conhecimento realizada em grande parte por meio da socialização (de conhecimento tácito para tácito). Foi possível reconhecer também a necessidade de compartilhamento do conhecimento por meio da internalização (de conhecimento explícito para tácito). Nesse sentido, restou evidente o pressuposto inicial acerca da importância de uma efetiva gestão de conhecimento na UFERSA. Como produto técnico foi apresentado um plano de ação, que sugere um manual wiki de rotinas administrativas, um checklist, e páginas amarelas. A pesquisa contribuiu para a identificação das dificuldades vivenciadas pelos servidores, bem como, para identificação das práticas e ferramentas que a UFERSA já dispõe para o compartilhamento o conhecimento. Além disso, foi possível perceber que as ferramentas já existentes podem ser aperfeiçoadas com a implantação das melhorias apresentadas
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    Avaliação da eficiência técnica do programa nacional de assistência estudantil do Instituto Federal do Ceará
    (2022-04-26) Silva, Autitony Camurça da; Melo, Francisco Carlos Carvalho de; Melo, Francisco Carlos Carvalho de; Rêgo, Thaiseany de Freitas; França, José Mairton Figueiredo de
    No contexto brasileiro, a administração pública tem o compromisso legal de utilizar instrumentos de apoio à tomada de decisão por ocasião da formulação e implementação das políticas públicas, bem como no monitoramento e avaliação dos seus resultados, para melhorar a eficiência dos seus programas e projetos, com a consequente realização de melhor entrega em termos de benefícios para a sociedade. Nestes termos, considerando que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), executado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), não possui nenhum instrumento ou estudo local realizado com o objetivo de avaliar sua eficiência. Nesse contexto, o presente trabalho propõe como objetivo geral avaliar a eficiência técnica do PNAES. Subsidiariamente, se propõe a elaborar uma proposta de intervenção, apontando ações que possam contribuir para melhorar a utilização dos recursos e a qualidade da gestão e o controle social do PNAES. Esta é uma pesquisa documental e descritiva, utilizando-se de critérios de avaliação de análise da eficiência com uso de Data Envelopment Analysis (DEA), executado por meio do Software Sistema Integrado de Apoio à Decisão (SIAD), e da seleção de variáveis analisadas por meio de análise de correlação de dados com uso de Excel e do método Stepwise. Entre os achados, foram identificados dentre as 31 unidades avaliadas, 13 considerados eficientes, que serviram como referência para os campi que não alcançaram a fronteira de eficiência, e gerando um conjunto de projeções de valores (alvos), sugeridos pelo DEA, para que os campi obtenham eficiência no uso dos recursos do PNAES, fornecendo informações essenciais, capazes de orientar os gestores no processo de tomada de decisões, servindo como instrumento para subsídio de ações do programa na instituição
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    Plano de gerenciamento de riscos: uma proposta para o setor de manutenção da UFERSA
    (2022-04-20) Silva, Alberlan Fernandes da; Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de; Zambanini, Marcos Eduardo; Sousa, Paulo Augusto Ramalho de
    A Gestão de Riscos é um tema que vem ganhando cada vez mais importância dentro da Gestão Pública, atuando seja de forma preventiva ou como mecanismo de correção, considerando que, para cumprir os fins a que as instituições se propõem, a busca por uma melhoria, nesse tipo de gestão, implica uma melhoria no processo de eficácia organizacional. Dessa forma, esta pesquisa tem como foco propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos voltado para os procedimentos de manutenção na Divisão de Manutenção e Instalações Físicas (DMIF) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, foi necessário identificar como está a implementação da Gestão de Riscos na instituição; analisar o funcionamento da DMIF; analisar o processo de atendimento das demandas do setor, identificando os pontos que causam impactos e que podem afetar a eficiência organizacional; e construir um modelo de Gestão de Riscos para a DMIF. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa para percorrer um processo exploratório, indutivo e de observação, através de um estudo de caso na Divisão. Diante disso, verificou-se que não há conhecimento, no setor, sobre a implantação da Gestão de Riscos na UFERSA. Além disso, observou-se a falta de um plano de manutenção preventiva, o que faz com que o trabalho seja realizado sempre de forma corretiva emergencial, não tendo um processo mapeado do seu atendimento. Tal ação gera vários riscos ao setor no alcance dos seus objetivos, constatando-se a importância da implantação de um modelo de gerenciamento de riscos no setor