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dc.creatorSantos, Keyvilane Fernandes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595577906816299pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jean Mac Cole Tavares dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363681764477044pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Meyre Ester Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833639182507760pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Albino Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235pt_BR
dc.contributor.referee3Tamanini, Paulo Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-27T14:15:13Z-
dc.date.available2020-02-04-
dc.date.available2020-08-27T14:15:13Z-
dc.date.issued2019-09-17-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Santos (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SANTOS, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5314-
dc.description.resumoEm nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor.pt_BR
dc.description.abstractIn our work, we analyze how teachers act in the Scientific Initiation Policy of high school students, directed to the science fair. We discussed the meanings of Science Fair from the perspective of the teachers, seeking to notice how the educational politics proposed by the local agents is operated in two public schools located in the city of Mossoró, Rio Grande do Norte state. We used as technical-methodological reference the approach of the politics cicle of Ball and Bowe (1992) and enactment theory of Ball (2016), enabling us to intertwine many performatic possibilities present in the science fairs, given the disputes, resistance, accomodations and teacher's criations in the practical context. We used, for the realization of the study, qualitative research, whose instruments were the literature review, documental analysis and half strutured interview. We conclude, although in a contingent and provisional manner, that the teacher's performance in the science fair is "multi performative", behaving fabrications, adaptations, resistances, abstention and criations from the politics related to the contexts located in the schools, defence of disciplinary demands and professional interest of each teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wiqlifi Bruno de Freitas Melo (wbruno@ufersa.edu.br) on 2020-08-27T14:15:13Z No. of bitstreams: 1 KeyvilaneFS_DISSERT.pdf: 2437276 bytes, checksum: 4069c5a376c1424813a7b41e07e9517d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-27T14:15:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KeyvilaneFS_DISSERT.pdf: 2437276 bytes, checksum: 4069c5a376c1424813a7b41e07e9517d (MD5) Previous issue date: 2019-09-17en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINOpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Keyvilane Fernandes dos. Feiras de ciências no ensino médio: atuação dos professores no contexto da prática. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino - Posensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeira de Ciências no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolítica de iniciação científicapt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectContexto da práticapt_BR
dc.subjectAtuação dos professorespt_BR
dc.subjectHigh School Science Fairpt_BR
dc.subjectScientific Initiation Policypt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectPractical Contextpt_BR
dc.subjectTeacher's Performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleFeiras de ciências no ensino médio: atuação dos professores no contexto da práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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