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Type: Dissertação
Title: Aplicação de Learning Analytics para avaliação do desempenho de tutores a distância
Authors: Souza, Rafael Castro de
First Advisor: Mendes Neto, Francisco Milton
First Co-advisor: Santos, Araken de Medeiros
First member of the board: Nascimento, Rogério Patrício Chagas do
Second member of the board: Silva, Patrício de Alencar
Resume: A crescente evolução da tecnologia, em conjunto com seus recursos computacionais, tem propiciado novas expectativas em várias áreas de pesquisa, tais como na indústria, saúde e educação. A inserção da tecnologia nesses ambientes, combinada com sua larga utilização, tem gerado um aumento no volume dos dados armazenados. Diante disso, pesquisadores perceberam a possibilidade de analisar esse grande volume de informações a fim de extrair conhecimento, de modo que essas informações possam, por exemplo, auxiliar no suporte à tomada de decisão. Quando aplicadas no âmbito educacional, a coleta, a medição e a análise de dados educacionais, a fim de identificar fatores que possam impactar positivamente ou negativamente o processo de ensino, são denominadas Learning Analytics. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho apresenta uma ferramenta de avaliação das ações comportamentais dos tutores de disciplinas da modalidade de ensino a distância, de modo que, por meio desta, seja possível avaliar os comportamentos de tutores e turmas, bem como identificar quais os comportamentos do tutor que podem ou não estarem relacionados com os comportamentos da turma. Com as informações resultantes deste trabalho, pode-se compreender melhor o impacto dos comportamentos dos tutores nas turmas da modalidade de ensino a distância, além de possibilitar intervenções pedagógicas pautadas em informações objetivas, a fim de atenuar os problemas enfrentados por essa modalidade de ensino
Abstract: The growing evolution of technology in conjunction with its computing resources has provided new expectations in several areas of research such as industry, health and education. Such integration of technology in these environments combined with its widespread use has led to an increase in the volume of stored data. Therefore, researchers then realized the possibility of analyzing this large volume information in order to extract knowledge, so that this information can, for example, help to support on making decision. When applied in the education area, the collection, measurement and analysis of educational data to identify factors that may impact positively or negatively the teaching process are called Learning Analytics. Given this perspective, this work presents an assessment tool of behavioral actions of tutors teaching mode disciplines distance, so that through this be possible to evaluate the behavior of tutors and classes, as well as identify tutor behaviors that may or may not be related to the behavior of the class. With the information resulting from this work, one can better understand the impact of the behavior of tutors in the teaching mode groups at a distance, and enables pedagogical interventions guided in concise information in order to alleviate the problems faced by this type of education
Keywords: Learning Analytics
Avaliação de tutores
Indicadores de desempenho comportamental na educação
Learning Analytics
Tutors rating
Behavioral performance indicators in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Program Name: Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: SOUZA, Rafael Castro de. Aplicação de Learning Analytics para avaliação do desempenho de tutores a distância. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/tede/648
Issue Date: 27-Sep-2016
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

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