Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1067
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Demonstração do resultado econômico: um estudo sobre a eficiência na aplicação dos recursos públicos em uma universidade pública federal do semiárido potiguar
metadata.dc.creator: Ribeiro, Ranieire Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier Júnior, Antônio Erivando
metadata.dc.contributor.referee1: Gurgel, Judson da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de
metadata.dc.description.resumo: Na administração pública é relevante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assim o presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está aplicando de forma eficiente os recursos públicos nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), sob a luz da Demonstração do Resultado Econômico. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica, documental e um estudo de caso, já a análise dos dados foi através da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa foi utilizado o modelo de custeamento dos serviços públicos proposto por Santos (2014) para encontrar o custo de cada curso de graduação oferecido pela UFERSA, Campus Mossoró. Após a obtenção dos custos, foi apurado o resultado econômico dos cursos de graduação do CCSAH da UFERSA, por meio da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). Os resultados da pesquisa constataram, após a apuração dos custos, que o curso de Medicina Veterinária apresentou o maior custo e o curso de Licenciatura em Educação do Campo como o curso de menor custo entre as graduações do Campus estudado, sendo o quantitativo de alunos equivalentes o fator determinante nesse resultado. O resultado econômico apurado no ano de 2017 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentaram resultados econômicos negativos, sendo economicamente ineficientes. Por considerar insuficiente a avaliação da eficiência apenas com dados quantitativos, o estudo também incluiu a análise de aspectos qualitativos. Foram apresentados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil para os cursos que foram apurados o resultado econômico em comparação aos cursos da iniciativa privada de Mossoró/RN, e as graduações da UFERSA obtiveram melhores desempenhos. Esses resultados comprovam que apesar da ineficiência econômica apurada na DRE, nos aspectos qualitativos os cursos da instituição analisada apresentaram desempenho superior, resultado da qualidade do ensino e justificando os recursos públicos investidos
Abstract: In public administration it is important to apply the resources efficiently. Thus, the aim of this research is to analyze if the Federal University of Rural Semiarid (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA) is applying the public resources efficiently on the undergraduate courses that are part of the Humanities and Applied Social Sciences Center (Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH), through the Economic Income Statement. The research was developed through the exploratory, descriptive, applied, bibliographical and documental methodologies. A case study was also carried out. Data analysis was performed through qualitative research. In order to achieve our goal, the public services costs model proposed by Santos (2014) was used to find the costs of the undergraduate courses offered at UFERSA, in Mossoró (RN/Brazil). After data collection, it was possible to calculate the economic result of UFERSA’s CCSAH undergraduate courses through the Economic Income Statement. The results of the survey verified, after determining the costs, the data showed that the Veterinary Medicine course was the one with the highest costs while the Rural Education course presents the lowest costs among the undergraduate courses of the campus, being the quantity of students the key factor of this result. The economic income calculated to the Business, Accounting Sciences and Law courses presented, in 2017, negative economic results, thus being economically inefficient. Considering that the efficiency evaluation with only quantitative data was insufficient, the study also included the analysis of qualitative data. The results of exams like the Brazilian National Exam of Students Performance (ENADE), the Exam of Sufficiency of the Federal Accounting Council and the exam of the Brazilian Bar Association, all related to the courses that presented negative economic results, were compared to the results obtained by the same courses offered by universities and faculties of the private sector and UFERSA’s students presented a better performance when compared to the students of these private courses. These data show that despite the economic inefficiency, when it comes to the qualitative aspects, the courses presented a better performance, what is the result of teaching quality and the investment of public resources
Keywords: Eficiência
Custos
Demonstração do Resultado Econômico
Efficiency
Costs
Economic Income Statement
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública
Citation: Citação com autor incluído no texto: Ribeiro (2018) Citação com autor não incluído no texto: (RIBEIRO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1067
Issue Date: 17-Dec-2018
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RanieirePR_DISSERT.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.