Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2437
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Nível de inclusão digital dos alunos do 6º ano das escolas municipais do centro urbano de Assú/RN: necessidades e expectativas
metadata.dc.creator: Barbosa, Ana Raquel de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Kleber Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Elaine Luciana Sobral
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Divoene Pereira
metadata.dc.description.resumo: Atualmente vê- se o quanto as tecnologias têm avançado e o quanto estas se mantêm presentes no nosso dia a dia, seja por meio social ou acadêmico, em vista disto, este trabalho busca investigar o nível de inclusão digital dos alunos do 6º ano das escolas urbanas da rede municipal de ensino de Assú/RN, analisaras dificuldades apresentadas em relação à infraestrutura tecnológica das escolas utilizadas como campo de pesquisa e os obstáculos que impedem a utilização das tecnologias pelos professores para posteriormente, sugerir atividades que auxiliem nesse processo. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa quantitativa, onde se aplicou um questionário em busca de definirmos o nível de inclusão digital dos alunos matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental das escolas da região urbana do Município de Assú/RN. Após o questionário, foram realizadas análises de trabalhos com o tema relacionado e em seguida, os problemas foram mapeados a fim de possibilitar ao leitor sugestões para resolução destes problemas. Como resultado de pesquisa, é possível compreender que as escolas municipais de Assú, que dispõem de turmas de 6º ano de Ensino Fundamental, precisam investir mais no que se refere uso das TICs como ferramentas de auxílio ao ensino e aprendizagem. A análise dos dados mostra que os alunos e professores têm conhecimento básico de informática, mas é necessário fazer melhor uso desse conhecimento no ambiente escolar. Por fim, esperamos que esse trabalho possa contribuir para melhoria da qualidade do ensino através dos benefícios que as tecnologias oferecem a educação, bem como em pesquisas futuras nessa linha de pesquisa.
Abstract: Nowadays, it is possible to see how much the technologies have advanced and how much they are present in our day to day, either by social or academic, in view of this, this work seeks to investigate the level of digital inclusion of the students of the 6th year of the schools urban schools of the Assu / RN municipal school system, analyze the difficulties presented in relation to the technological infrastructure of the schools used as research field and the obstacles that prevent the use of the technologies by the teachers to later suggest activities that assist in this process. For this work a quantitative research was carried out, where a questionnaire was applied in order to define the level of digital inclusion of the students enrolled in the 6th year of elementary education of the schools of the urban region of the Municipality of Assú / RN. After the questionnaire, analyzes of works with the related theme were performed and then the problems were mapped in order to allow the reader suggestions for solving these problems. As a result of the research, it is possible to understand that the municipal schools of Assú, which have 6th grade elementary school classes, need to invest more in the use of ICTs as tools to aid teaching and learning. Data analysis shows that students and teachers have basic knowledge of computer science, but it is necessary to make better use of this knowledge in the school environment. Finally, we hope that this work can contribute to improving the quality of education through the benefits that technologies offer education, as well as future research in this line of research.
Keywords: Inclusão digital
TICs
Escola e ensino
Digital inclusion
TIC
School and teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Barbosa(2018) (BARBOSA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1973
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2437
Issue Date: 21-Feb-2019
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaRSB_MONO.pdf569.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.