Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2443
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como instrumento mediador no processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Brito, Julio César Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Divoene Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ananias Agostinho da
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Sueldes de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como instrumento mediador no processo ensino-aprendizagem. O campo de pesquisa desta investigação se concebeu em uma Escola Estadual do Ensino Médio localizando-se no Município de Lajes-RN. Para elucidação deste estudo foram utilizados como aporte teórico-metodológico autores tais como: CRUZ SILVA (2012); KENSKI (2003); VOLPATO e IGLESIAS (2014); MORAN (2000); PRADO (2001); FREIRE(2001); LÍBANEO (2006) e GIL (2008), dentre outros. Busca-se investigar e analisar a relação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como instrumento mediador no processo ensino-aprendizagem a partir das práticas pedagógicas. Este constructo monográfico fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e de campo realizadas com caráter qualitativo, interpretativo/reflexivo e dialógico. Deste modo para alcançar os nossos objetivos na pesquisa, foram utilizados para a construção de dados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevistas semiestruturadas, questionários e observações, os quais intermediaram os nossos diálogos juntos aos sujeitos da pesquisa, gestor, professores e educandos, como também nos permitiram adentrar no campo de pesquisa, fazer um levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis e analisar a utilização destes. As analises advindas do percurso metodológico nos possibilitou descrever os resultados construídos no campo de pesquisa, compreender o uso dos recursos tecnológicos na prática dos professores e no contexto escolar, bem como a importância deste uso, por meio da observação quando da utilização das TICs como mediação pedagógica. Nos achados da pesquisa constatamos dentre outras questões as necessidades da docência em relação à formação continuada, que se apresenta como condição para a adequada para utilização das TICs no ensino-aprendizagem propiciando um ambiente educativo mais significativo.
Abstract: The present study deals with the use of information and communication technologies (ICTs) as a mediating instrument in the teaching-learning process. The research field of this investigation was conceived in a State School of High School located in the Municipality of Lajes-RN. For the elucidation of this study, authors such as CRUZ SILVA (2012) were used as theoretical-methodological input; KENSKI (2003); VOLPATO and IGLESIAS (2014); MORAN (2000); PRADO (2001); FREIRE (2001); LÍBANEO (2006) and GIL (2008), among others. The aim is to investigate and analyze the relationship between the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as a mediating instrument in the teaching-learning process based on pedagogical practices. This monographic construct is based on the bibliographical and field research carried out with a qualitative, interpretative / reflexive and dialogical character. In order to reach our objectives in the research, the following methodological procedures were used to construct data: semi-structured interviews, questionnaires and observations, which intermediarized our dialogues together with the research subjects, manager, teachers and students, as well as allowed to enter the field of research, make a survey of available technological resources and analyze the use of these. The analysis of the methodological course enabled us to describe the results constructed in the field of research, to understand the use of technological resources in the teachers' practice and in the school context, as well as the importance of this use, through the observation when using ICT as mediation pedagogical In the research findings we find among other issues the needs of teaching in relation to continuing education, which presents itself as a condition for the adequate use of ICT in teaching-learning, providing a more meaningful educational environment.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Práticas pedagógicas
Digital technologies
Teaching-learning
Pedagogical practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Brito(2018) (BRITO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1967
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2443
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulioCSB_MONO.pdf972.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.