Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
metadata.dc.creator: Viana Neto, Francisco de Acací
metadata.dc.contributor.advisor1: Fagundes, Isabelle Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, João Batista Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Francisco Ebson Gomes
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa realizada na escola de ensino regular, situada no interior do sertão potiguar, está voltada na percepção e compreensão da experiência visual para o surdo e sua relação com o letramento visual. Tendo em vista que ela apresenta uma metodologia de ensino com elementos multimodais para o aprendizado de Libras na escola de ensino regular, especialmente o Ensino Médio, evidenciando os elementos visuais para o surdo na estratégia de ensino de línguas no âmbito escolar e sobre a percepção dos alunos surdos que estão envolvidos nesse processo, possibilitando para esse estudo de pesquisa junto aos tradutores intérpretes e suas experiências. O seu objetivo geral, consiste em analisar como acontece a aprendizagem de Libras dos alunos surdos do ensino médio em uma escola pública na cidade de Caraúbas pelo letramento visual. Para auxiliar no objetivo geral, proponho por meio dos objetivos específicos: perceber como acontece o letramento visual dos alunos surdos na aprendizagem da Libras; averiguar quais as estratégias utilizadas no ensino para os alunos surdos; analisar a possibilidade de ação educativa dos alunos a fim de aprender com sua percepção visual sobre as metodologias do ensino de Libras. Metodologicamente, o estudo desenvolvido trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando para a coleta de dados da entrevista semiestruturada como o questionário contendo, para alunos surdos, as perguntas abertas com imagens, além da aplicação pelo pesquisador em Libras, sendo apresentados os recursos imagéticos, para tradutores interpretem, com perguntas abertas, que possibilitaram registrar a opinião dos participantes, onde foi feita e sobre suas experiências, bem como possíveis facilidades ou dificuldades no uso de determinados produtos e sistemas de serviços de comunicação. Então, com a análise das discussões, percebe-se o que se resulta no contexto escolar de letramento a qual os alunos surdos aprendem, naturalmente, dentro de comunicação visual, entre tantas outras possibilidades de conexão.
Abstract: The research carried out at the regular school, located in the interior of the Potiguar backwoods, is focused on the perception and understanding of the visual experience for the deaf and its relation with visual literacy. Considering that it presents a methodology of teaching with multimodal elements for the learning of Libras in regular school,especially the High School, evidencing the visual elements for the deaf in the strategy of language teaching in the school context and on the perception of the deaf students who are involved in this process, enabling this research study with the interpreters translators and their experiences. His general objective is to analyze the learning of Libras of deaf high school students in a public school in the city of Caraúbas by the visual literacy. To help the general objective, I propose through the specific objectives: To perceive how the visual literacy of deaf students in the learning of Libras; to find out what strategies are used in teaching for deaf students; to analyze the possibility of educational action of the students in order to learn with their visual perception about the methodologies of the teaching of Libras. Methodologically, the study developed is a qualitative research, of descriptive and exploratory character, used to collect data from the semi-structured interview as the questionnaire containing, for deaf students, the open questions with images, besides the researcher's requests in Libras, being exposed to visual resources, for translators interpret, with open questions, that made it possible to register the opinion of the participants, where it was made and about their experiences, as well as possible facilities or difficulties in the use of certain products and systems of communication. Then, with the analysis of the discussions, one can see what is happening in the school context of literacy to which the deaf students learn, naturally, within visual communication, among so many other possibilities of connection.
Keywords: Letramento visual
Multimodalidade
Alunos surdos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Viana Neto (2019) (VIANA NETO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2069
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521
Issue Date: 18-Mar-2019
Appears in Collections:Letras Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCOAVN_MONO.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.