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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A gramática no livro didático de língua inglesa: reflexões sobre as abordagens de ensino
metadata.dc.creator: Sales, Ana Sabrina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, José Roberto Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa Filho, Jeová Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Sandra Maria Araújo
metadata.dc.description.resumo: O ensino de línguas que conhecemos hoje é resultado de muitas pesquisas e tentativas de entender sempre qual a melhor forma de realizá-lo de maneira eficaz. Muitas dessas pesquisas resultaram no que conhecemos hoje como as teorias que servem como princípios reguladores do ensino de línguas, teorias essas também conhecidas como abordagens (RICHARDS;RODGERS, 2016). Dessa maneira, baseada nos pressupostos destas concepções desenvolvidas ao longo do tempo, cada componente da língua tem sua própria maneira de ser abordado em sala de aula. Nesse sentido, sabendo que a gramática é um dos componentes que mais se destaca quando se trata do ensino de línguas estrangeiras e com a necessidade de entender quais as abordagens utilizadas para o ensino dos conteúdos gramaticais em livros didáticos de língua Inglesa do ensino fundamental, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise de livro didático com foco apenas nas atividades que envolvem gramática para identificar em qual abordagem de ensino de línguas essas atividades são pautadas. Logo, com uma análise de natureza qualitativa do tipo interpretativista e apoiados nas ideias de Richards e Rodgers (1999; 2010), Harmer (2007), Brown (2000), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Silveira (1999), Antunes (2010), Oliveira (2014;2015), entre outros que estudam as teorias acerca do estudo da linguagem, realizamos a análise das atividades de gramática presentes na coleção Alive! Inglês para o ensino Fundamental II. Os dados apontaram que há uma certa predominância de atividades baseadas na abordagem tradicional/gramatical e na abordagem comunicativa. Dessa forma, reconhecemos que entender melhor sobre a história das abordagens e técnicas de ensino de línguas, bem como compreender as características pertinentes a cada teoria é algo necessário, dado que, ao ter conhecimento sobre as teorias e como elas estão aplicadas nos materiais utilizados no dia a dia da salas de aula de língua estrangeira, o professor será capaz de refletir sobre a sua prática a fim de reconhecer a melhor forma de agir e assim conseguir alcançar os objetivos traçados.
Abstract: The language teaching that we know nowadays is a result of many types of research and attempts to understand how the best way to do it effectively. Many of these researches have resulted in what we understand today as the theories that are the governing principles of language teaching which are known as approaches (RICHARDS; RODGERS, 2016). That way, based on the assumptions of these conceptions developed over time, each component of the language has its own way of being approached in the classroom. In this sense, knowing that grammar is one of the components that stands out most when it comes to teaching foreign languages and with the need to understand the approaches which are used to teach grammar content in English language textbooks of elementary school, this study aims to make a textbook analysis focusing only on activities involving grammar to identify in which approach to language teaching these activities are based. For that reason, with an analysis of a qualitative and interpretative nature and based on the theoretical contributions of Richards and Rodgers (1999; 2010), Harmer (2007), Brown (2000), Larsen-Freeman and Anderson (2011), Silveira (1999), Antunes (2010), Oliveira (2014;2015), among others who study theories about language study, we perform the analysis of the grammar activities present in the textbook Alive! of English for elementary school. The data showed that there is a certain predominance of activities based on the traditional/grammatical approach and in the communicative approach. Therefore, we recognize that a better understanding of the history of language teaching techniques and approaches, as well as the recognition of the characteristics relevant to each theory is necessary considering that having knowledge of the theories and how they are applied in the materials used in the daily lessons of foreign language classrooms, the teacher will be able to reflect on their practice in order to recognize the best way to act and thus achieve the objectives previously outlined.
Keywords: Abordagem
Gramática
Material didático
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Sales (2019) (SALES, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2066
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2526
Issue Date: 18-Mar-2019
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