Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2955
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A inserção das mulheres na engenharia civil: estudo de caso na UFERSA Campus Caraúbas/RN
metadata.dc.creator: Cortez, Samya Vanessa
metadata.dc.contributor.advisor1: Linhares, Edna Lúcia da Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Kaline Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho investiga e reflete a inserção da mulher no curso de engenharia. Traça o perfil dessas mulheres no ingresso na UFERSA Campus Caraúbas, caracteriza a inserção e ascensão da mulher no mercado de trabalho e identifica como a instituição analisa e avalia esse avanço da mulher na engenharia civil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se de leituras informativas que nortearam o foco deste trabalho. Afora a revisão bibliográfica, foi feita uma análise de dados disponibilizados pela Divisão de Registro Escolar (DRE) do Campus Caraúbas. Para fins de amostragem, foi feita a aplicação de um questionário estruturado, buscando levantar dados e conhecimentos específicos das estudantes. A pesquisa evidenciou que mesmo que historicamente essas mulheres tenham adentrado tardiamente na educação formal, atualmente as mulheres passaram a representar maioria no ensino superior; as mulheres ainda não são maioria nos cursos de exatas, como os cursos de BCT e Engenharia Civil estudado; que na UFERSA/CARAÚBAS, ainda há uma disparidade entre os sexos, no qual o percentual de homens foi superior ao de mulheres matriculadas nestes cursos; porém o percentual de mulheres ingressantes nos cursos de BCT e engenharia Civil vêm crescendo de forma significativa ao longo dos semestres letivos; que as mulheres possuem o menor percentual de desistência e o maior índice de conclusão no curso de Engenharia Civil. A instituição formou até o semestre corrente, cinquenta novos engenheiros civis, deste total 54% são mulheres e existe um caminho evolutivo de empoderamento destas mulheres, ao enfrentar as barreiras sociais e escolherem as engenharias.
Abstract: This study presents an investigation and reflections on women‟s integration into the engineering course, designing their profile when getting into UFERSA (Campus Caraúbas). It is also presented a characterization of women‟s integration into the job market and how the institution analyzes and evaluates their advance within the field of civil engineering. The method used as the basis of this study was the informative reading, altogether with the bibliographical review and the analysis of the data provided by UFERSA‟s Divisão de Registro Escolar (DRE – Academic Records Division) at Campus Caraúbas. In order to collect the data, the students answered a structured questionnaire that aimed to understand students‟ specific knowledge. The data analyzed revealed that although these women had access to formal education only recently, they represent now the majority of students getting into undergraduate courses. However, the number of women in exact sciences courses is still inferior to the number of men enrolled at the same courses, such as Science and Technology and Civil Engineering. At UFERSA/Caraúbas there is still a gender disparity with the percentage of men being superior to the percentage of women enrolled at these courses. However, the number of women getting into Science and Technology and Civil Engineering courses have been increasing throughout the academic semesters and they are the ones that represent the lowest dropout percentage and also represent the greatest Civil Engineering undergraduate course completion rates. The institution has given the engineering degree to fifty students until the current semester and 54% of the new engineers are women. There is an evolving path ahead of us, leading to the empowerment of women who overcome many hurdles when choosing to become engineers.
Keywords: Mulher
Universidade
Campus Caraúbas
Engenharia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Cortez (2018) (CORTEZ, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1725
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2955
Issue Date: 16-Apr-2018
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SamyaVC_MONO.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.