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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Caracterização das viagens realizadas no município de Caraúbas/RN
metadata.dc.creator: Lopes, Thayse Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Wellington Lorran Gaia
metadata.dc.contributor.referee1: Albino, Victor Hugo Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Aécio de Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Duilio Assunção Marçal de
metadata.dc.description.resumo: A elaboração de um planejamento da mobilidade urbana exige uma série de estudos, cuja finalidade é compreender a situação atual da região considerada. Dentre os estudos necessários destaca-se a caracterização dos usuários de transportes, visto que o padrão de deslocamento das pessoas reflete as características socioeconômicas. Além disso, caracterizar as viagens desenvolvidas permite localizar onde são fornecidos os bens e serviços de determinada zona de tráfego, que são os fatores geradores de viagens. Então, para que se possa fazer um diagnóstico da situação de modo a entender os problemas atuais de mobilidade, o primeiro passo é a obtenção e coleta de uma série de dados e informações de todos os setores do meio urbano, com relação a fatores territoriais; socioeconômicos; geração e atração de viagens; disponibilidade de serviços, educação, saúde e lazer; uso e ocupação do solo, dentre outros. Diante disso, o presente trabalho buscou desenvolver as caracterizações propostas (das viagens e da socioeconomia), para o município de Caraúbas/RN, por meio da utilização de duas bases de dados. O censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, juntamente com o desenvolvimento de uma pesquisa domiciliar, no qual realizou-se 1.000 entrevistas residenciais por meio da aplicação de questionários, subsidiando a caracterização socioeconômica da população. Enquanto que, a caracterização das viagens realizadas, foi desenvolvida com base nos dados obtidos durante a aplicação dos questionários. Frente aos resultados obtidos, durante a fase de análise, pôde-se perceber a desigual distribuição dos serviços e oportunidades no meio urbano, além de uma configuração socioeconômica baseada na situação geral do país, cuja a população concentrasse nas áreas periféricas da cidade, sendo esta de baixa renda, com um maior percentual de mulheres e uma pirâmide etária irregular, de maioria adulta (18 a 59 anos). As viagens são desenvolvidas de acordo com a configuração do município, diante da distribuição desigual dos serviços, sendo ainda influenciadas pelas características apresentadas pela população. Com base nos resultados obtidos por esta pesquisa é prudente realizar a proposição de um planejamento da mobilidade junto aos gestores do município, em virtude da importância do tema abordado e diante dos indicadores constatados.
Abstract: The development of a urban mobility planning requires series of studies, which the purpose is to understand the current situation of the region considered. Among the necessary studies, it is important to highlight the characterization of transport users, since the pattern of people displacement reflects the socioeconomic characteristics. In addition, characterizing the trips developed allows to locate where the goods and services of a given traffic zone are provided, which are the factors that generate travel. So, in order to diagnose the situation in the way to understand the current problems of mobility, the first step is to obtain and collect a series of data and information from all sectors of the urban environment, in relation to territorial factors; socioeconomic; generation and attraction of travel; availability of services, education, health and leisure; use and occupation of the soil, among others. In view of this, the present work sought to develop the proposed characterizations (of travel and socioeconomics) for the city of Caraúbas/RN, through the use of two databases. The 2010 demographic census, conducted by the IBGE, together with the development of a household survey, where 1,000 residential interviews were conducted through the application of questionnaires, subsidized the socioeconomic characterization of the population. While the characterization of the trips made, it was developed based on the data obtained during the application of the questionnaires. In the analysis phase, it was possible to perceive the unequal distribution of services and opportunities in the urban environment, besides a socioeconomic configuration based on the general situation of the country, where the population concentrated in the peripheral areas of the city. with a higher percentage of women and an irregular age pyramid, with an adult majority (18 to 59 years). The trips are developed according to the configuration of the city, given the unequal distribution of services, and it still influenced by the characteristics presented by the population. Based on the results obtained by this research, it is prudent to carry out the proposal of a mobility planning with the managers of the municipality, due to the importance of the topic addressed and the established indicators.
Keywords: Mobilidade urbana
Fatores condicionantes da mobilidade
Zonas de tráfego
Viagens origem-destino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Lopes (2018) (LOPES, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1975
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2993
Issue Date: 4-Apr-2018
Appears in Collections:Engenharia Civil

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