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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um jogo georreferenciado com recurso de realidade aumentada para auxiliar o aprendizado e desenvolvimento de crianças com autismo
metadata.dc.creator: Macedo, Francisco Tailânio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Salatiel Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Angélica Félix de
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Yáskara Ygara Menescal Pinto
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho demonstra o desenvolvimento do Knowledgemon Hunters, um jogo georreferenciado com recursos de realidade aumentada para auxiliar o processo de aprendizagem e reduzir o isolamento social de crianças portadoras de autismo. O jogo conta com personagens dispersos geograficamente no mundo real, cada personagem tem um objeto de aprendizagem associado que é definido por um especialista responsável pela criança. O objetivo do jogo é que a criança busque pelos personagens para capturá-los e acessar o conteúdo do objeto de aprendizagem. A validação do jogo ocorreu com a participação de 10 profissionais em autismo que trabalham em escolas localizadas na cidade de Mossoró/RN. Os resultados indicam que, a partir da visão dos especialistas, o jogo apresenta uma interface de fácil uso, além de demonstrar uma dinâmica de fácil entendimento, e que não é necessário muito esforço para utilizá-lo. Isso demonstra que o jogo tem potencial para alcançar os objetivos propostos.
Abstract: This work demonstrates the development of Knowledgemon Hunters, a georeferenced game with augmented reality features to aid the learning process and reduce the social isolation of children with autism. The game features characters scattered geographically in the real world, each character has an associated learning object that is defined by a specialist responsible for the child. The goal of the game is for the child to search through the characters to capture them and access the contents of the learning object. The validation of the game occurred with the participation of 10 professionals in autism who work in schools located in the city of Mossoró / RN. The results indicate that, from the experts' point of view, the game presents an easy-to-use interface and demonstrates a dynamic of easy understanding, and that it does not require much effort to use it. This demonstrates that the game has the potential to achieve the proposed goals.
Keywords: Autismo
Jogos sérios
Realidade aumentada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Citation: Macedo (2019) (MACEDO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1742
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3304
Issue Date: 6-Feb-2019
Appears in Collections:Ciência da Computação

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