Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3312
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A geografia das escolas do campo localizadas nos assentamentos rurais do município de Apodi/RN
metadata.dc.creator: Cardoso Sobrinha, Inácia Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, José Erimar dos
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Emerson Augusto de
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Maria José Costa
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como tema a geografia das escolas do campo localizadas em áreas de Assentamentos rurais do Município de Apodi/RN. Objetivamos analisar geograficamente as escolas localizadas nos Assentamentos Rurais de Reforma Agrária do referido município, visando abarcar pontos como, a proposta e efetivação de educação presente nestas escolas, seguido de uma reflexão acerca das ações que o Estado vem promovendo para ampliação em termos de educação nestes espaços escolares, assim como também a questão do desvelamento com relação às modalidades de ensino ofertadas nessas escolas. Outro ponto de destaque é a questão espacial dos estudantes e professores/as das escolas campo da pesquisa. Para tanto, usamos de etapas metodológicas como pesquisa bibliográfica, documental e de campo, visando à coleta de informações primárias e secundarias. De posse dessas pretensões, foi possível elaborar um diagnóstico do perfil socioeconômico e espacial dos alunos/as, bem como identificar a formação acadêmica dos professores/as e sua relação com o meio campesino ao qual eles/as lecionam. A pesquisa evidencia a importância da existência e permanência da Educação do Campo nos Assentamentos, tendo em vista a luta dos camponeses/as na busca pelo direito e acesso à educação no meio rural do município. Nesse sentido, esse trabalho visa mostrar para além da importância, a permanência dessas escolas na vida dos assentados/as, tendo em vista ponderarmos, também, sobre sua relevância na vida econômica, social e cultural destes povos.
Abstract: The theme of this study is the geography of country schools located in rural settlement areas from the municipality of Apodi-RN. Its goal is to analyze geographically the schools located in the rural agrarian reform settlements from Apodi aiming to cover some topics, such as: the proposes of education in those schools and their effectiveness; the actions public authorities have been promoting to strengthen education in those spaces; the education modalities offered by the schools; and, finally, the spatial issue involving students and teachers in relation to the schools investigated. Therefore, we have used bibliographic, desk and field research as methodological procedures aiming to collect the primary and secondary information. From that, it has been possible to elaborate a diagnosis of socioeconomic and spatial profile of students, as well as identify the academic training of the teachers and their relation with the rural space where they teach. The results confirms the importance of the existence and permanence of Country Education in Settlements in view of the struggle of the country folk for the right of accessing to education in Apodi rural areas. In this sense, this work aims to show the relevance of the permanence of schools in the settlements for the social, cultural and economic lives of their inhabitants.
Keywords: Educação do campo
Escolas
Assentamentos de reforma agrária
Apodi/RN
Country education
Schools
Agrarian reform settlements
Apodi/RN
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Cardoso Sobrinha (2018) (CARDOSO SOBRINHA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1808
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3312
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Licenciatura Interdisciplinar e Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InáciaMCS_MONO.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.