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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Geograficidade das mães universitárias do curso de licenciatura em educação do campo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.creator: Costa, Joelma Regina de Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, José Erimar dos
metadata.dc.contributor.referee1: Estevão, Ady Cánario de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Janaiky Pereira de
metadata.dc.description.resumo: A oportunidade para as mulheres cursarem o ensino superior e entrarem no mercado de trabalho tem aumentado, porém isso acarreta muitas responsabilidades e jornadas múltiplas diárias. Por meio da oferta de ensino superior voltado para os povos do campo, muitas mulheres que possuíam o sonho de se formarem, mesmo estando há anos sem estudar, ressurgiu. No entanto, muitas delas possuem filhos e trabalham, aumentando ainda mais a responsabilidade e dificuldades enfrentadas. A presente pesquisa possui então, o objetivo de investigar os desafios e dificuldades de serem mãe e estudante universitária na formação acadêmica, tomando como dimensão empírica o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários em 14 alunas mães do curso LEDOC da UFERSA/Campus Mossoró, com questões abertas, semiabertas e fechadas, questionando sobre as dificuldades e particularidades de cada universitária. A maioria das participantes da pesquisa estava há muitos anos sem estudar, possuem filhos que são dependentes delas, e trabalham e estudam para sustentar suas casas, relatando assim o quanto são guerreiras por conseguirem tais feitos e ainda cursarem o ensino superior. São várias as dificuldades enfrentadas, mas cita-se principalmente a falta de recurso financeiro e apoio familiar no cuidado com os filhos e casa, mas que estas contornam essas situações e buscam seus sonhos, dando exemplo aos filhos e com expectativas melhores de futuro.
Abstract: The opportunity for women to go to higher education and to enter the job market has been greater, as there are many daily tasks and opportunities. Through higher education aimed at the people of the countryside, many women have the dream of graduating, the same as they had for years without studying, resurfaced. However, people have children and work, plus a responsibility and difficulties faced. This research aims to investigate the challenges and difficulties of academic and academic education in the field of UFERSA. The research was conducted through questionnaires in 14 students’ of the Health Sciences / Campus Mossoró course, with open, half-closed and closed questions, asking about the difficulties and particularities of each university student. Most students have been studied to study, have their children, work and study to support their homes, relating to what is more important than higher education in higher education. There are many difficulties, but they are mainly a lack of financial resources and family support for childcare and home care, but they are getting around situations and seeking their dr
Keywords: Educação do Campo
Desafios
Dificuldade
Conquista
Field Education
Challenges
Difficulty
Conquest
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Costa (2019) (COSTA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2229
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3327
Issue Date: 13-Aug-2019
Appears in Collections:Licenciatura Interdisciplinar e Educação do Campo

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