A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN

Data
2019-08-09
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Editor
Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Resumo

Os jogos com caráter didático vêm ganhando importância, pois se configuram como materiais que proporcionam motivação e interação na construção do conhecimento de maneira lúdica, tornando as aulas de química atrativas. O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorrem as aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Upanema/RN, que recebe um quantitativo significativo de alunos oriundos do campo. Para isso, utilizou-se a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, onde os principais autores utilizados nesse trabalho foram Lima (2013), Melatti e Hussein (2017), Santolin (2013), Moradilho, Messeder Neto e Massena (2017), Soares e Vaz (2010) e Oliveira, Silva e Ferreira (2010) e foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários com o professor da disciplina e os alunos da referida turma, além da confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre separação de misturas como instrumento que facilite a aprendizagem e contextualização do referido conteúdo. Para avaliar a eficácia do jogo, aplicou-se um questionário sobre o conteúdo, antes e após a aplicação do mesmo. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a interação, a curiosidade, a motivação e os questionamentos por parte dos alunos, que levaram a um aprofundamento e discussão sobre o assunto. Percebeu-se que houve uma melhora na fixação dos conteúdos trabalhados durante a atividade lúdica, através do aumento na porcentagem de acertos no questionário pós-jogo, observando-se assim que o lúdico e os jogos podem ser considerados práticas promissoras a serem utilizadas nas aulas de química.


Descrição
Monografia
Citação
Silva (2019) (SILVA, 2019)