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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Síndrome de Burnout nos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.creator: Lima, Joyce Silva Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de
metadata.dc.contributor.referee1: Nobre, Liana Holanda Nepomuceno
metadata.dc.contributor.referee2: Nepomuceno, Luciana Holanda
metadata.dc.description.resumo: A síndrome de burnout (SB) define-se como um distúrbio psíquico de caráter depressivo, e tem sido considerado um dos maiores problemas psicossociais nos últimos anos. Esta síndrome, embora venha se mostrando com mais ênfase no contexto laboral, também se faz presente no ambiente universitário. Desta forma, a SB nos discentes é constituída por três dimensões, ou formas de manifestação: exaustão emocional, descrença e reduzida eficácia profissional. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar a SB nos discentes do curso de administração da UFERSA. Para tanto, foi feita uma análise quantitativa dos dados coletados por meio do Maslach Burnout InventoryStudent Survey (MBI-SS), para mensurar o nível de burnout; e de um questionário sociodemográfico, para identificar possíveis variáveis contributivas a síndrome; em uma amostra de 189 discentes do curso de administração da UFERSA, no semestre 2017.2. Os resultados apontam que há um alto índice de discentes que se encontram emocionalmente exaustos (66,1%), como também daqueles que se encontram com uma reduzida eficácia profissional (71,4%). Além disso, com base em estatística descritiva, pode-se afirmar que a prevalência de SB nos discentes do curso de administração está muito alta (60,3), considerando aqueles que já se encontram com a síndrome desenvolvida, com alto índice nas três dimensões, ou prestes a desenvolver, com alto índice em duas dimensões. Em complemento, com base no teste t, foi possível verificar que as varáveis: sexo, filhos, trabalha ou estagia, e semestre do curso apresentaram-se como fatores associados à prevalência da síndrome. De forma contrária, as variáveis: estado civil, idade, reside com pais/familiares e renda familiar não foram indicadas como fatores associados a SB.
Abstract: Não possui
Keywords: Síndrome de Burnout
Discentes
Curso de administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Lima (2018) (LIMA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1687
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3364
Issue Date: 3-Dec-2018
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