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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Qualidade de vida no trabalho (qvt): percepção dos funcionários de uma empresa de call center em Mossoró/RN
metadata.dc.creator: Araújo, Tassiana Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Elisabete Stradiotto
metadata.dc.contributor.referee2: Nepomuceno, Luciana Holanda
metadata.dc.description.resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganhado cada vez mais importância entre estudos e, principalmente, no âmbito organizacional. No âmbito privado, as organizações tem refletido acerca do seu trabalhador, levando em consideração que a percepção dos seus trabalhadores sobre os seus gestores, a execução da sua atividade e da empresa em qual fazem parte, podem influenciar em seus resultados. Nesse sentido, este estudo buscou analisar a percepção sobre a QVT de atendentes de uma empresa privada, no setor de call center, localizada na cidade de Mossoró – RN. Para isso, foram entrevistados 261 atendentes, com os mais variados perfis, com a finalidade de analisar quais os fatores do perfil do atendente de call center podem influenciar na percepção sobre a QVT na empresa estudada. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em duas partes, que permitia conhecer o perfil do respondente e analisar as pontuações sobre as dimensões baseadas no modelo de Walton. Os dados obtidos foram tabulados e analisados no programa SPSS, em seguido comparados as respostas de grupos, de acordo com o teste t. Assim, foi possível concluir que os fatores que influenciam na percepção do atendente da empresa estudada, são a idade, a escolaridade e o tempo de trabalho.
Abstract: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganhado cada vez mais importância entre estudos e, principalmente, no âmbito organizacional. No âmbito privado, as organizações tem refletido acerca do seu trabalhador, levando em consideração que a percepção dos seus trabalhadores sobre os seus gestores, a execução da sua atividade e da empresa em qual fazem parte, podem influenciar em seus resultados. Nesse sentido, este estudo buscou analisar a percepção sobre a QVT de atendentes de uma empresa privada, no setor de call center, localizada na cidade de Mossoró – RN. Para isso, foram entrevistados 261 atendentes, com os mais variados perfis, com a finalidade de analisar quais os fatores do perfil do atendente de call center podem influenciar na percepção sobre a QVT na empresa estudada. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em duas partes, que permitia conhecer o perfil do respondente e analisar as pontuações sobre as dimensões baseadas no modelo de Walton. Os dados obtidos foram tabulados e analisados no programa SPSS, em seguido comparados as respostas de grupos, de acordo com o teste t. Assim, foi possível concluir que os fatores que influenciam na percepção do atendente da empresa estudada, são a idade, a escolaridade e o tempo de trabalho.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Organizações
Atendentes
Call Center
Quality of life at work
Call Center
Organizations
Attendants
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Araújo (2018) (ARAÚJO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1139
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3367
Issue Date: 10-Aug-2018
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