Engenharia Mecânica (Mossoró)

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    Proposta de projeto de integração na Equipe PegAzuls
    (2023-10-11) Padre, Layane Acadias Alves Basilio; Couras, Daut de Jesus Nogueira Peixoto; Couras, Daut de Jesus Nogueira Peixoto; Ferro, Luis Morão Cabral; Azevedo, Victor Wagner Freire de
    A competição SAE BRASIL Aerodesign propõe desafios que abrangem as mais diversas áreas das engenharias, instigando o estudo e desenvolvimento de processos cada vez mais amplos que visam o aprimoramento dos engenheiros em formação. Através de pesquisas e experiência de projetos realizados pela Equipe PegAzuls, durante a participação nas competições SAE, foi identificado que os métodos de desenvolvimento de projeto de aeronaves e integração existentes não abrangem completamente as necessidades específicas voltadas ao Aerodesign. Para atender as necessidades do projeto e para poder incluir tais demandas este trabalho mostra um estudo aprofundado sobre as metodologias e desenvolve uma adaptação para um método totalmente voltado para o Aerodesign que permite uma abordagem mais eficiente e direcionada ao planejamento e execução de projetos de aeronaves nesse contexto, incorporando as melhores práticas de cada autor e levando em consideração suas particularidades, aplicando conceitos de função objetivo e trade-off para avaliação das diferentes soluções e alternativas durante o processo de execução.
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    Estudo dos modos de falha do sistema responsável pelo deslocamento transversal dos descarregadores de barcaças do terminal salineiro de Areia Branca
    (2023-10-11) Mendonça Júnior, Raimundo Nonato Marcelino de; Reis, Rômulo Pierre Batista dos; Reis, Rômulo Pierre Batista dos; Cavalcante, Fabrício José Nóbrega; Azevedo, Victor Wagner Freire de
    Atualmente, com um mercado progressivamente mais competitivo e com clientes cada vez mais rigorosos, as empresas buscam a todo o momento inovações em seus processos de produção para se obtiver a confiabilidade e a qualidade de seus produtos através de métodos de prevenção de falhas. Uma dessas ferramentas da qualidade que obedece a estes requisitos é o método da FMEA (Análise de Modo e Efeitos de Falha), que permite analisar possíveis modos de falhas e o que sua ocorrência poderia causar dentro de uma indústria, agindo preventivamente para eliminação dos mesmos. Além disso, identifica ações prioritárias de melhoria em seus produtos e serviços. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características do método do FMEA e aplicar em um sistema dos equipamentos responsáveis pelo abastecimento e transporte de sal marinho do Terminal Salineiro de Areia Branca/RN (TERSAB), para revisão das estratégias de manutenção e redução do número de falhas potenciais. Apesar das dificuldades encontradas, a elaboração da FMEA proporcionou um profundo conhecimento sobre cada componente que faz parte do processo.
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    Avaliação de detecção de falhas e propostas de melhorias para sistema de freios de um baja
    (2023-10-11) Sales, Kelysson Gurgel; Diniz, Diego David Silva; Diniz, Diego David Silva; Simões, Jackson de Brito; Diniz, Diego David Silva; Albano, Wendell
    O aprimoramento do projeto dos sistemas de freios contribui para maximizar sua eficiência, promovendo maior competitividade ao protótipo. Sendo este sistema o principal responsável pela segurança do veículo e das pessoas ao seu redor, é de suma importância antecipar suas possíveis falhas, bem como explorar condições de maior desempenho, tendo em vista as dificuldades que o sistema vem passado nas últimas competições. O objetivo deste trabalho é levantar os principais pontos de falha do sistema de freio do protótipo XSI (Veículo off road com Salto Inesperado), da equipe Caraubaja SAE, promovendo e/ou sugerindo planos de ações, com o intuito de melhorar sua confiabilidade e desempenho. Para tal foram utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas, como gráfico de Pareto e diagrama de Ishikawa, que contribuíram no diagnóstico eficaz, e a determinar as possíveis causas raízes. A partir desse ponto foram criados planos de ação, visando solucionar as problemáticas identificadas, como por exemplo modelagens e simulações, tratamentos termoquímicos para os discos de freio aumentando significativamente sua dureza superficial, o suporte para as mangueiras e o mecanismo de ajuste da altura do pedal de freio proporcionando maior conforto para o condutor. Os novos componentes foram testados em laboratório e/ou em campo, onde suportaram de forma adequada todos os esforços impostos a eles, os habilitando a ser usados durante as competições baja SAE Brasil, demonstrando que este trabalho obteve resultados satisfatórios solucionando as problemáticas encontradas.
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    Teste experimental e simulação de um aquecedor solar automatizado baseado em concentrador de calha parabólica
    (2023-10-10) Nunes, João Vitor Ferreira; Sorrentino, Taciano Amaral; Vilar, Taciano Amaral; Vilar, Zoroastro Torres; Silva Júnior, Manoel Quirino da; Silva Júnior
    O presente trabalho teve como objetivos a reforma, aprimoramento, automação e validação de resultados de um concentrador de calha parabólica já existente, destinado ao aquecimento de água com temperatura igual ou superior a 50 °C. A estrutura anterior da calha não resistia a temperaturas de trabalho superiores a uma média de 40 °C, a falta do sistema de seguidor solar também era um fator que implicava em ajustes manuais ao decorrer do dia. As limitações de resistência a temperatura e do sistema de seguidor solar foram sanadas com uma superfície reflexiva mais resistente e do sistema de automação. Para validação do processo de operação do aquecedor foram realizados testes de campo e os principais parâmetros avaliados ao decorrer dos testes foram o comportamento da temperatura da água no interior do aquecedor, no reservatório de água, além da incidência de radiação solar. Os melhoramentos realizados na calha permitiram que a temperatura desejada fosse alcançada. Uma possível aplicação do aquecedor solar automatizado é no aquecimento da água em réchauds em restaurantes self-service nos horários de almoço.
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    Elaboração de código em Scilab para determinação de forças atuantes em uma aeronave rádio controlada não tripulada
    (2023-12-11) Araújo, Mikhaell César Costa de; Ferro, Luis Morão Cabral; Ferro, Luis Morão Cabral; Couras, Daut de Jesus Nogueira Peixoto; Azevedo, Victor Wagner Freire de
    No projeto Aerodesign, entende-se a inter-relação do binômio rapidez e eficiência como fundamental para o dimensionamento estrutural de aeronaves. Este trabalho tem como objetivo elaborar um código para determinar as forças atuantes em uma aeronave rádio controlada não tripulada, entendendo quais os possíveis impactos na sua dimensão estrutural. Nesse projeto foi possível identificar e determinar de forma rápida as cargas atuantes em uma aeronave rádio controlada não tripulada, sendo elas as velocidades estruturais, o diagrama V-n, torques nos comandos, cargas no trem de pouso, distribuição de sustentação, cargas na corda e cargas na fuselagem. A dificuldade de encontrar estudos sobre a temática aplicada ao AeroDesign, se tornou o maior desafio dessa pesquisa. Buscando trazer praticidade e o melhor rendimento no tempo hábil, foi idealizado a construção de um código no software Scilab, que faça um compilado de todas as informações referentes às forças atuantes em uma aeronave rádio controlada não tripulada, trazendo dados e resultados instantaneamente. Aqui utilizamos como fonte de pesquisa dados da Equipe PegAzuls Aerodesign, que desenvolve no âmbito da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, projeto e construção desse tipo de aeronave e vem ganhado destaque no cenário nacional. Acreditamos na relevância deste trabalho para os estudos sobre o Aerodesign, uma vez que a utilização do código se mostrou eficiente no processo de planejamento e construção da aeronave, onde sua validação pôde ser percebida por meio dos resultados obtidos pela equipe em competições nacionais, se tornando um instrumento prático e aplicável no cotidiano de estudo dos amantes do Aerodesign.
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    Avaliação visando a otimização energética dos sistemas de condicionamento de ar para sala de aula do Bloco V, da UFERSA
    (2023-10-11) Silva, Brendow Lucas Oliveira da; Couras, Daut de Jesus Nogueira Peixoto; Ribeiro, Fernanda Alves; Couras, Daut de Jesus Nogueira Peixoto; Ribeiro, Fernanda Alves; Azevedo, Victor Wagner Freire de
    Como forma de superar as deficiências dos sistemas de condicionamento de ar, este trabalho avalia o sistema de climatização de um prédio de salas de aula da Universidade Federal Rural do semiárido. Será feito o levantamento dos equipamentos instalados, e estudo de diversas variáveis que interfiram direta ou indiretamente no bom condicionamento de ar, serão calculadas as cargas térmicas necessárias e, através do estudo dos sistemas que poderão ser instalados, será selecionado o sistema que melhor se adapta às características e desempenho energético do edifício. A escolha de um melhor sistema de climatização, que mais se adéqua ao tipo e uso da edificação em que será utilizado, respeitando sempre as restrições construtivas da edificação em caso de uma edificação já construída, tem um papel muito importante para o aumento da eficiência do sistema. Selecionando a melhor alternativa e sugerindo melhorias em variáveis importantes.