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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da infraestrutura de tráfego na região central de Aracati – CE
metadata.dc.creator: Evangelista, Fernanda Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Paulo César Moura da
metadata.dc.contributor.referee1: Carlos Júnior, Antônio Aldisio
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Brenno Dayanno
metadata.dc.description.resumo: O uso de veículos automotores ao longo dos anos vem aumentando exponencialmente, levando ao crescente fluxo de locomoção nas rodovias do Brasil, isso gera diversas consequências, dentre elas, o congestionamento. Com isso, se tem a necessecidade da imposição de leis e regras para com a gestão das radovias de tráfego, tanto para os veículos como para com os pedestres, sendo imposto, as regras de sinalização viária, em que é conjunto de sinais luminosos, visuais e/ou acústicos, subdividido em sinalização permanente (sinalização vertical, horizontal e semafórico) e a sinalização temporária. A fim de se melhorar o controle do tráfego e a devida aplicação de tais sistematicas de sinalização, tecnologias e técnicas como o geoprocessamento e georreferenciamento são muito úteis para o melhoramento do tráfego e mapeamento do trânsito urbano e até em metrópoles. O trabalho objetivou realizar o georreferenciamento da sinalização de trânsito existente na região central do município de Aracati – CE, utilizando um software SIG livre e gratuito para posterior análise dos dados coletados. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: primeiramente, uma revisão bibliográfica e pesquisa documental sobre o tema, a realização da atividade de campo, com a coleta de dados da infraestrutura de tráfego na região de estudo; elaboração de um banco de dados com as informações coletadas e, o processamento dos dados. Na coleta dos dados, 101 pontos da sinalização viária foram observados, totalizando 187 placas de regulamentação, 4 pontos de sinalização semafórica e 6 pontos de faixa de travessia de pedestres, consistindo basicamento pela sinalização vertical de regulamentação, sinalização semafórica e sinalização horizontal. O geoprocessamento mostrou-se uma ferramenta eficaz e de baixo custo na geolocalização da sinalização viária e na manipulação das informações presente no banco de dados, evidenciando que sinalização viária na área de estudo, encontrarse ainda insuficiente e com potencial a melhorias.
Abstract: Não possui
Keywords: Rodovias
Sinalização
Geoprocessamento
Georreferenciamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias - CE
Citation: Evangelista (2019) (EVANGELISTA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1465
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3561
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Engenharia Civil

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