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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Analise complementar de parâmetros fisicos referentes ao número de passadas do trator em plantio direto
metadata.dc.creator: Dantas, Halerrandro de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Joaquim Odilon
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Valter Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Jonatan Levi Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Aline Daniele Lucena de Melo
metadata.dc.description.resumo: O trafego de forma não planejada proporciona o crescimento da resistência mecânica do solo a penetração, prejudicando o crescimento radicular da planta, absorção de nutrientes e de agua, comprometendo assim a produção e gerando maiores gastos financeiros para o cultivo da terra. O objetivo deste trabalho é uma análise complementar de parâmetros físicos referentes ao número de passadas do trator e um plantio direto. Quantificando a interação da resistência a penetração do solo, induzida pelo tráfego de um trator agrícola em dois sistemas de plantio direto: (a) solo com cultura de milho e (b) solo com cultura de feijoeiro. Um experimento de campo foi conduzido em um Latossolo Vermelho Distroférrico, no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, em delineamento inteiramente casualizado, para determinar a compactação das camadas do solo em função de diferentes passadas de um trator FORD 7630 4x2 TDA com peso de 61 kN. O número de passagens foi 1, 5 e 10. A densidade do solo, o teor de água e a resistência do solo à penetração foram medidas para determinar a compactação em 8 intervalos iguais de 5 cm abaixo da superfície do solo, antes da passagem, após a passagem e após a colheita da cultura instalada. As culturas de milho e feijoeiro foram utilizadas no experimento. O impacto de maior número de passadas na compactação foi mais efetivo na profundidade do solo de até 20 cm. Na camada de profundidade de 20-40 cm, a resistência do solo à penetração também aumentou com o aumento do número de passadas, mas em menor grau. Os valores de resistência do solo à penetração, obtidos após a colheita, aumentaram apenas no experimento com feijoeiro nas profundidades de 10 a 25 cm quando comparados com 10 passadas do trator, revelando a ausência ou pouco efeito de elementos externos na compactação do solo durante o ciclo da cultura após as passadas.
Abstract: Unplanned traffic is an alternative to mechanical growth, hampering the root development of the plant, absorbing nutrients and water, committing to produce and generate greater financial costs for the cultivation of the land. The present work is a complementary analysis of the recall program on the number of tractor passes and no-till. Quantifying an interaction of soil penetration, induced by the traffic of a tractor, the action in two no-tillage systems: (a) soil with maize crop and (b) soil with bean crop. A field experiment was conducted in a completely randomized design in a Red Latosol at the Experimental Nucleus of Agricultural Engineering of the University of the West of Paraná - UNIOESTE, to determine the compacting of the soil layers due to different passes of a FORD 7630 tractor 4x2 TDA with weight of 61 kN. The number of passages was 1, 5 and 10. Soil density, water content and soil penetration resistance were measured for compaction at 8 equal intervals of 5 cm below the soil surface before passage , after a passage and after a harvest of the installed culture. Corn and bean crops were used in the experiment. The impact of the greater number of passes in the compaction was more effective in the depth of the ground up to 20 cm. At depth of 20-40 cm, soil resistance to penetration also increased with increasing number of passes, but to a lesser extent. The values of soil resistance to penetration, after a harvest, only increased the experiment with the bean to depths of 10 to 25 cm when compared to 10 passes of the tractor, revealing an absence or effect of small elements in soil compaction during the crop cycle after as passes.
Keywords: Compactação
Tráfego
Resistencia
Umidade
Solo
Compaction
Resistance
Traffic
Moisture
Ground
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Citation: Dantas (2018) (DANTAS, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1164
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4222
Issue Date: 17-Sep-2001
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia

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