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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação financeira: estudo comparado entre discentes de ciências contábeis, administração e direito
metadata.dc.creator: Melo, Jorge Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Caritsa Scartaty
metadata.dc.description.resumo: A dinâmica do mercado torna produtos e serviços cada vez mais disponíveis. Porém, uma inadequada compreensão das questões financeiras envolvidas pode impactar as realizações e a vida dos indivíduos e sociedade. Como uma competência de aprendizado possível, o presente estudo tem por objetivo analisar, comparativamente, o nível de educação financeira dos discentes de Ciências Contábeis, Administração e Direito. Para tanto, foi aplicado um teste com estudantes destes três cursos no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). As notas médias obtidas foram submetidas ao teste t de Student, Anova e Anacor para apurar ocorrência de diferenças significativas dentre os grupos formados pelo respectivo curso e ainda conforme as caraterísticas sociodemográficas dos alunos. As diferenças foram significativas e positivas para aqueles que cursaram disciplinas financeiras durante a graduação, embora, em média, tenham sido classificados como detentores de um nível intermediário de educação financeira. Os alunos de Ciências Contábeis apareceram em maior número com conhecimento financeiro alto comparados aos de Administração, na maioria medianos, e aos de Direito, majoritários na classificação baixa. Foi visto ainda que as caraterísticas sociodemográficas mostraram relação com os resultados, mas não de forma uniforme para cada curso. Destarte, considerando o desempenho ainda mediano, evidencia-se um espaço para que ações acadêmicas possam melhorar a educação financeira dos graduandos, habilidade importante e necessária para tomada de decisões inteligentes para a vida pessoal e profissional (OCDE, 2013), a exemplo do que fazem outras universidades brasileiras, como a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Keywords: Educação financeira
Ciências Contábeis
Administração
Direito
Variáveis Sociodemográficas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Melo (2019) (MELO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4553
Issue Date: 7-Aug-2019
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