Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4679
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de custos em uma linha de produção de uma padaria na cidade de Mossoró/RN
metadata.dc.creator: Fonseca, Raquel de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Fernando Silvério Menezes de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Thiago Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Adricia Fonseca
metadata.dc.description.resumo: Em qualquer que seja o segmento comercial ou fabril, o mercado consumidor é quem determina o que é consumido, não seria diferente nas indústrias panificadoras. Uma vez considerados itens de necessidade, os produtos panificados necessitam adequar-se às necessidades do consumidor, aliando boa aceitação do produto e preço justo, garantindo que o produto vendido pague seus custos e gere lucro. O auxilio de métodos de custeio e análise de custos da produção permite que o gerenciador tenha noção do quanto ele gasta para produzir e vender uma unidade do seu produto. O presente trabalho analisa os custos de produção da fabricação do pão francês, em uma panificadora de pequeno porte, na cidade de Mossoró/RN, com o objetivo de identificar o Mark-up, com base no preço de venda trabalhado pela empresa, comparando o mesmo com a projeção do que é considerado ideal pelo proprietário.
Abstract: In any commercial or manufacturing segment, the consumer market determines what is consumed, it would be no different in the bakery industries. Once considered items of necessity, baked products need to be tailored to consumer needs, combining good product acceptance and fair price, ensuring that the product sold pays its costs and generates profit. The help of costing methods and production cost analysis allows the manager to know how much he spends to produce and sell a unit of his product. This current study analyzes the production costs of bread making in a small bakery in the city of Mossoró / RN, with the objective of identifying the mark-up, based on the selling price worked by the company, comparing the even with the projection of what is considered ideal by the owner.
Keywords: Métodos de custeio
Pão francês
Custos
Panificadora
Mark-up
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias - CE
Citation: Fonseca (2019) (FONSECA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4679
Issue Date: 13-Aug-2019
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RaquelAF_MONO.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.