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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
metadata.dc.creator: Souza, Maria Paula da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Samuel Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Girliany Santiago
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata sobre a (re)criação de um documento de Game Design e desenvolvimento de jogos voltados para crianças do ensino fundamental I e II (5º e 6º ano) em uma escola privada do município de Angicos/RN. O documento consiste em uma adaptação do short game design document (SGDD), o qual busca promover o ensino da matemática de forma colaborativa e contextualizada, destacando a importância desta prática no processo de ensino-aprendizagem na era digital. Tendo como base teórica principal, acerca da contextualização e uso de jogos, os autores Paulo Freire, Motta e Junior (SBGAMES, 2013), bem como os documentos oficiais da aprendizagem, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Verificou-se que, como benefícios para a prática escolar, o desenvolvimento de jogos possibilita um ensino mais significativo que promove a interdisciplinaridade e autonomia, além da aproximação entre professor e aluno. The research is characterized as applied and highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.
Abstract: This study deals with the (re) creation of a Game Design document and development of games aimed at elementary school children I and II (5th and 6th grade) in a private school in Angicos / RN. The document consists of an adaptation of the short game design document (SGDD), which seeks to promote the teaching of mathematics in a collaborative and contextualized way, highlighting the importance of this practice in the teaching-learning process in the digital age. Having as main theoretical basis, about the contextualization and use of games, the authors Paulo Freire, Motta and Junior (SBGAMES, 2013) as well as official learning documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Common National Curriculum Base] and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) [National Curriculum Parameters]. It was found that, as benefits for school practice, the development of games enables a more meaningful teaching that promotes interdisciplinarity and autonomy, as well as the rapprochement between teacher and student. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.
Keywords: Jogos educacionais
Documento de game design
Ensino da matemática
Educational games
Game design document
Mathematics teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Souza (2019) (SOUZA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044
Issue Date: 7-Aug-2019
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