Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Hélio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Samuel Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Renata Pitta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Andrezza Cristina da Silva Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T18:52:38Z-
dc.date.available2020-05-13-
dc.date.available2020-05-13T18:52:38Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationFonseca (2019) (FONSECA, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5046-
dc.descriptionMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa refletir acerca do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem, fazendo-se uma abordagem sobre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e sua utilidade como ferramentas didático-pedagógicas na educação básica e sua importância para o desenvolvimento dos estudantes. O objetivo principal foi analisar a inserção das tecnologias na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental na Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Município de Taipu, no Rio Grande do Norte. Especificamente, verificou-se a percepção dos docentes acerca do uso das TICs na educação como forma dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem e como ocorre sua inserção no contexto escolar, além de observar a percepção em relação à importância do laboratório de informática no cotidiano da escola. A pesquisa foi descritiva e exploratória e adotou abordagens quali-quantitativas. Os resultados apontaram que os professores acreditam que o uso das tecnologias digitais no diagnóstico escolar é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, mas ainda existem alguns empecilhos para sua efetiva inserção, como a falta de formação e a infraestrutura das escolas. Além disso, também mostraram o reconhecimento sobre a importância do laboratório de informática no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the use of computers in the teaching and learning process, approaching the new Information and Communication Technologies and their usefulness as didactic-pedagogical tools in basic education and their importance for the development of students. The main objective was to analyze the insertion of technologies in the pedagogical practice of elementary school teachers at Joaquim Nabuco State School, in Taipu, in Rio Grande do Norte. Specifically, it was verified the perception of teachers about the use of ICTs in education as a way of dynamizing the teaching-learning process and how it occurs in the school context, in addition to observing the perception regarding the importance of the computer lab in the school's daily life. The research was descriptive and exploratory and adopted qualiquantitative approaches. The results showed that teachers believe that the use of digital technologies in the school diagnosis environment is fundamental to the teaching-learning process, but there are still some obstacles to their effective insertion, such as the lack of training and the infrastructure of schools. In addition, they also showed recognition of the importance of the computer lab in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Helder Duarte (helder.duarte@ufersa.edu.br) on 2020-05-13T18:52:38Z No. of bitstreams: 1 HélioF_MONO.pdf: 765774 bytes, checksum: e470ea380583b634ec7265f67739686f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-13T18:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HélioF_MONO.pdf: 765774 bytes, checksum: e470ea380583b634ec7265f67739686f (MD5) Previous issue date: 2020-02-06en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Multidisciplinar de Angicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesFONSECA, Hélio. As tecnologias digitais na educação básica: um olhar sobre o uso pedagógico das TICs na escola estadual Joaquim Nabuco no município de Taipu/RN. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiagnóstico escolarpt_BR
dc.subjectLaboratório de Informáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTICs na educaçãopt_BR
dc.subjectSchool diagnosispt_BR
dc.subjectComputer labpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectICTs in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais na educação básica: um olhar sobre o uso pedagógico das TICs na escola estadual Joaquim Nabuco no município de Taipu/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HélioF_MONO.pdf747.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.