Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
metadata.dc.creator: Araújo, Daniele Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Divoene Pereira Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Elaine Luciana Sobral
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são meios tecnológicos, utilizados de maneira integrada, com um objetivo comum. As mesmas são vistas como forma de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na educação. De acordo com observações feitas durante os estágios I, II e III no curso de Licenciatura em Computação e Informática da Ufersa/Angicos, identificou-se que a utilização das TICs ainda é limitada dentro das práticas educacionais e intervenções adotadas pelos professores da Escola Municipal Professor Osvágrio Rodrigues de Carvalho, localizada no município de Santana do Matos/RN. Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva realizar uma análise sobre o uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores dessa escola no ensino fundamental II. No intuito de alcançar os objetivos deste trabalho, foram utilizados, na presente pesquisa, os seguintes procedimentos metodológicos: questionários previamente estabelecidos e aplicados aos docentes e alunos da escola, com a intenção de traçar um perfil em referência ao conhecimento e familiaridade dos professores com o uso das TICs e também do aluno em relação ao uso das mesmas no seu dia a dia; observações das ações e intervenções realizadas pelos professores objetivando identificar possíveis dificuldades. Após a análise dos questionários respondidos pelos professores percebeu-se que as TICs estão presentes na escola e são disponibilizadas para todos os professores usarem, mas há um déficit na quantidade desses recursos tecnológicos, pois os poucos equipamentos existentes não são suficientes para dar assistência a toda escola, além disso, muitos dos professores não se sentem a vontade para manuseá-los, uma vez que nunca tiveram uma capacitação que lhes garantisse segurança para usar essas ferramentas, sendo de suma importância para eles, pois, segundo os docentes entrevistados, os alunos se sentem mais atraídos quando eles usam esses recursos em sala de aula, prestam mais atenção nas aulas, participam mais e, consequentemente, obtém um desenvolvimento mais significativo na aprendizagem que passa a ser mais rápida.
Abstract: Information and communication technologies (ICTs) are technological means, used in an integrated manner, with a common goal. They are seen as a way to enhance the teaching and learning processes in education. According to observations made during stages I, II and III in the Ufersa / Angicos Computer and Informatics Degree, it was identified that the use of ICTs is still limited within the educational practices and interventions adopted by the teachers of the Municipal Teacher School Osvágrio Rodrigues de Carvalho, located in thecityof Santana do Matos / RN. Given this scenario, the research try to analyze the use of these technologies in the pedagogical practices of teachers of this school in elementary school. In order to achieve the objectives of this work, the following methodological procedures were used in this research: previously established questionnaires applied to teachers and students of the school, with the intention of drawing a profile in reference to teachers' knowledge and familiarity with the subject. use of ICTs and also of the student in relation to their use in their daily lives; observations of actions and interventions performed by teachers aiming to identify possible difficulties. After analyzing the questionnaires answered by the teachers, it was found that ICTs are present in the school and available to all teachers to use, but there is a shortage in the amount of these technological resources, as the few existing equipment are not enough to assist all In addition, many of the teachers do not feel comfortable handling them, as they have never had a training that would guarantee them the security to use these tools, being of paramount importance to them because, according to the teachers interviewed, the students They are more attracted when they use these resources in the classroom, pay more attention in class, participate more and, as a result, get a more meaningful development in learning that becomes faster.
Keywords: TICs
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
ICT’s
Pedagogical practices
Teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Araújo (2019) (ARAÚJO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanieleBA_MONO.pdf789.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.