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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A realização de clusters iniciais do inglês por aprendizes potiguares de ile
metadata.dc.creator: Freitas, Gercyano Emanuel Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Anderson Romário Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Lígia de Souza Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, José Roberto Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo busca investigar a realização de clusters iniciais formados por s + C por estudantes potiguares de Inglês Língua Estrangeira (ILE). O estudo será fundamentado teoricamente no Modelo de Exemplares. De acordo com o referido modelo fonológico, acredita-se que “no aprendizado de língua estrangeira relacionamos padrões sonoros conhecidos da Língua Materna (LM) com padrões sonoros desconhecidos da língua estrangeira” (CRISTÒFARO-SILVA, 2006). Nossa pergunta problema é: aprendizes potiguares de ILE realizam satisfatoriamente clusters em posição inicial do inglês e quais contextos influenciam essas realizações? Estudos sobre desenvolvimento do componente fonológico envolvendo o ILE apontam que brasileiros possuem dificuldades ao lidar com clusters ou consoantes em coda silábica. (VITÓRIA, 2007). Entretando, a hipótese levantada é que aprendizes potiguares têm domínio dos clusters iniciais do ILE, sofrendo influência de variáveis tanto linguísticas como extralinguísticas. Trata-se de uma pesquisa experimental, transversal e de cunho quantitativo que conta com 16 informantes residentes de Caraúbas/RN e cidades circunvizinhas de níveis iniciais e avançados de Inglês como L2. Para a verificação das variáveis linguísticas tipo silábico e vozeamento e extralinguísticas sexo, tempo de exposição à língua e indivíduo, foi utilizado um experimento de leitura, onde os informantes foram condicionados a realizar os clusters a serem analisados. As variáveis sexo e tempo de exposição à língua não apresentaram significância nos testes estatísticos. Já as variáveis tipo silábico e vozeamento tiveram influência direta na realização de clusters iniciais por aprendizes de ILE. A variável individuo mostra que no geral, aprendizes potiguares de ILE estão lidando de forma satisfatória com clusters em posição inicial.
Abstract: This study aims to investigate the realization of initial cluster s + C by Potiguar students of ESL. The research will be theoretically grounded by the Exemplar Models According to it is possible to say that “in the process of learning of a second language, we relate the mother tongue sound patterns to the unknown ones of the second language” (CRISTÒFARO-SILVA, 2006). Our main question is: do Potiguar learners of ESL produce initial clusters satisfactorily and which contexts can influence its production? Studies about the phonological component regarding ESL shows that Brazilian students have difficulties in dealing with initial clusters or consonants in coda position (VITÓRIA, 2007). However, our hypothesis is that Potiguar learners present no considerable difficulties over initial clusters in ESL, under the influence of linguistic and extra-linguistic variables. It is a cross-sectional quantitative study with 16 informants that resides in Caraúbas/RN and surroundings that range from beginner to advanced students of ESL. To verify the linguistics variables: syllabic type and voicing and the extra-linguistic ones: sex and language exposuretime, a reading experiment was used in order to condition students to produce the initial clusters analyzed. The variables sex and language time exposure did not show significant differences in the statistics tests. On the other hand, the variables syllabic type and voicinghave direct influence on the production of initial clusters by Potiguar learners of ESL. The variable individual showed that, in general, Potiguar learners are dealing satisfactorily with initial clusters.
Keywords: Padrões Silábicos Emergentes
Inglês Língua Estrangeira
Interfonologia PB – IL2
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Freitas (2019) (FREITAS, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5104
Issue Date: 31-Jul-2019
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