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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Unidades de ensino potencialmente significativas: uma contribuição à formação inicial de licenciandos em química
metadata.dc.creator: Moreira, Eliani Jordana da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bertini, Luciana Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Marcelo Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
metadata.dc.description.resumo: A efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem ocorre pela intervenção do professor e pelo contínuo aprimoramento sobre sua prática pedagógica em ações de educação inicial e continuada. Assim, o meio escolar é um ambiente propício à pesquisa e à investigação do potencial de diferentes metodologias. Nesse sentido, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) – sequências de ensino fundamentadas teoricamente – estão voltadas para a Aprendizagem Significativa, uma vez que podem estimular a pesquisa aplicada em ensino, aquela voltada diretamente à sala de aula. As sequências de ensino em ciências surgem como uma tentativa de aproximar o contexto dos conhecimentos científicos da prática em sala de aula. Em função disso, o presente trabalho investigou em que medida uma intervenção didática estruturada em UEPS pode ser vista por licenciandos em Química, como viável e interessante para abordar conteúdos químicos. Para isso, aplicamos uma oficina intitulada “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: uma contribuição à formação inicial de licenciandos em Química do IFRN, campus Apodi”, embasada pela teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel com os discentes do curso de Licenciatura em Química do IFRN do campus supracitado. Adotamos neste trabalho a pesquisa quantitativa, com o uso da escala de Likert e qualitativa, a partir da pesquisa ativa, na forma de pesquisa-ação. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística clássica, usando como medidas de centralidade, a média aritmética e desvio padrão. Quanto aos dados qualitativos, construíram-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. A análise dos dados pós oficina indicou que os discentes perceberam as UEPS como interessantes para serem utilizadas em suas aulas. Entretanto, consideradas pouco viáveis, em virtude de aspectos relacionados ao tempo destinado à sua preparação e também por desenvolverem uma prática ainda atrelada ao ensino tradicional, no qual o professor é tido como o detentor do conhecimento. Com este trabalho pode-se perceber também a importância de espaços na formação inicial de professores que propiciem a discussão e o desenvolvimento de propostas de ensino com abordagens diversificadas, os quais podem colaborar numa perspectiva de mudança no ensino
Abstract: The effective improvement of the teaching-learning process occurs through the intervention of the teacher and the continuous improvement on his pedagogical practice in initial and continuing education actions. Thus, the school is an environment conducive to research and investigation of the potential of different methodologies. In this sense, Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) - , theoretically based teaching sequences - are focused on Significant Learning, since they can stimulate applied research in teaching, that focus directly to the classroom. Science teaching sequences emerge as an attempt to bring the context of scientific knowledge into practice in the classroom. Therefore, the present work investigated to what extent a structured didactic intervention in PMTU can be seen by chemistry graduates as viable and interesting to work with chemical contents. To that end, we applied a workshop entitled "Potentially Meaningful Teaching Unit: A Contribution to the Initial Training of IFRN Chemistry Teachers, Apodi Campus", based on David Ausubel's Theory of Significant Learning (TAS). The workshop was held with students of the Licentiate course in Chemistry of the IFRN, Apodi campus. We adopted quantitative research, using the Likert scale and qualitative, based on active research, in the form of action research. The quantitative data were treated according to the classical statistics, using the arithmetic mean and standard deviation as measures of centrality. As for the qualitative data, they were constructed from the Bardin Content Analysis. The analysis of the post-workshop data indicated that the students perceived the PSTU as interesting to be used in their classes, however, considered to be of little viability due to time-related aspects of their preparation and also to develop a practice still linked to traditional teaching , in which the teacher is regarded as the holder of knowledge. With this work we can also see the importance of spaces in the initial formation of teachers that allow the discussion and the development of proposals of teaching with diversified approaches, which can collaborate in a perspective of change in teaching
Keywords: Oficina
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Unidades de ensino potencialmente significativas.
Workshop
Significant learning
Chemistry teaching
Potentially significant teaching units
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Moreira (2019) Citação com autor não incluído no texto: (MOREIRA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5172
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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