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dc.creatorSantos Júnior, Ramiro de Vasconcelos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470238153371233pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerciane Maria da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3047609921235090pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendes Neto, Francisco Milton-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5725021666916341pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Kyara Maria de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269028955383094pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175193064988810pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T17:33:11Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2020-08-03T17:33:11Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Júnior (2019) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5201-
dc.description.resumoConsiderando que o campo da cultura tem passado por um processo de informatização e que esta dinâmica tem gerado um grande volume de dados no ambiente virtual, torna-se uma tarefa importante voltar-se para as formas de circulação e de apropriação dessas informações. Portanto, foi realizado um estudo sobre o Lajedo da Soledade, sítio arqueológico localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte. Por meio desses estudos, levantou-se insumos sobre educação patrimonial, no qual foram usados no mapeamento do conhecimento do Lajedo de forma a dar suporte à aprendizagem no campo escolar e não escolar. Para mapear todo o acervo e disponibilizá-lo livremente ao público (escolar e não escolar), foi necessário desenvolver uma tecnologia capaz de armazenar todos os dados, inferi-los e, posteriormente, por meio deles, gerar conhecimento. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma ontologia denominada OntoHedu para a modelagem do domínio patrimônio arqueológico. Sua especificação se deu a partir dos conhecimentos extraídos da revisão de literatura e do estudo de caso no sítio arqueológico. Uma aplicação Web denominada WebHedu foi desenvolvida e integrada a OntoHedu para disseminar, compartilhar, buscar e recuperar informações por meio de suas funcionalidades, servindo de interface aos sujeitos que a utilizam. Realizou-se a validação dos artefatos junto com os especialistas do sítio arqueológico por meio do modelo de aceitação de tecnologia TAMpt_BR
dc.description.abstractConsidering that the field of culture has undergone a process of computerization and that this dynamic has generated a large volume of data in the virtual environment, it becomes an important task to turn to the forms of circulation and appropriation of this information. Therefore, a study was carried out on Lajedo da Soledade, an archaeological site located in Soledade, Apodi district, Rio Grande do Norte. Through these studies, we collected inputs on heritage education, in which they were used to mapping the knowledge of Lajedo in order to support learning in the school and non-school field. In order to map the entire collection and make it freely available to the public (school and non-school), it was necessary to develop a technology capable of storing all the data, inferring them and later, through them, generating knowledge. In this way, this research presents an ontology called OntoHedu for the modeling of the archeological patrimony domain. Its specification was based on the knowledge extracted from the literature review and from the case study at the archaeological site. A Web application called WebHedu has been developed and integrated with OntoHedu to disseminate, share, search and retrieve information through its functionalities, serving as interface to the subjects who use it. The validation of the artifacts was carried out together with the specialists of the archaeological site through the acceptance model of technology TAMpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTIpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS JÚNIOR, Ramiro de Vasconcelos dos. Ontohedu: ontologia para educação patrimonial. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio Arqueológicopt_BR
dc.subjectLajedo de Soledadept_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectArchaeological Patrimonypt_BR
dc.subjectLajedo de Soledadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOntohedu: ontologia para educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseCC-BY-SApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

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