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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Financiamentos imobiliários e modelagem matemática: uma proposta para o ensino-aprendizagem de sistemas de amortização
metadata.dc.creator: Lima, Ravenia Adail Silva Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Odacir Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.description.resumo: A Matemática Financeira é um ramo da matemática que se desenvolveu muito nas últimas décadas por conta do aumento do consumo da população e os seus conteúdos que são importantes na promoção da cidadania e do entendimento do mundo econômico e financeiro. Porém, nas escolas, muitas vezes os conteúdos da Matemática Financeira não são abordados ou enfatizam apenas fórmulas prontas, utilizando dados sem contextualização que pouco atraem os alunos e não proporcionam desenvolver as habilidades básicas da Educação Financeira. Assim, este trabalho tem como objetivo propor a utilização da modelagem matemática no ensino da matemática, voltada para alunos do Ensino Médio, apresentando uma proposta de ensino de Matemática Financeira que utiliza Financiamentos Imobiliários. Essa investigação é voltada para produção de uma proposta de atividade didática, por isso optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Acredita-se que a modelagem matemática aliada aos financiamentos auxiliei no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos trabalhar com aplicações de conteúdos matemáticos e simultaneamente aprimorar as capacidades de pesquisa, senso de equipe, além de contribuir para o desenvolvimento da reflexão, da discussão e da crítica
Abstract: Financial Mathematics is a branch of mathematics that has developed a lot in recent decades due to the increase in population consumption and its contents that are important in promoting citizenship and understanding of the economic and financial world. However, in schools, Financial Mathematics content is often not addressed or only emphasizes ready-made formulas, using non-contextual data that does not attract students and does not provide the basic skills of Financial Education. Thus, this paper aims to propose the use of mathematical modeling in mathematics teaching, aimed at high school students, presenting a proposal of teaching of Financial Mathematics that uses Real Estate Financing. This research is focused on the production of a didactic activity proposal, so we opted for a bibliographic research. It is believed that mathematical modeling combined with funding helped the teaching and learning process, allowing students to work with applications of mathematical content and simultaneously improve research skills, team sense, and contribute to the development of reflection, discussion and criticism
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Matemática financeira
Educação financeira
Teaching
Learning
Financial math
Financial education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Citation: Citação com autor incluído no texto: Lima (2019) Citação com autor não incluído no texto: (LIMA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5203
Issue Date: 26-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM MATEMÁTICA

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