Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5229
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso das avaliações externas como suportes pedagógicos na melhoria do ensino de matemática na eef dulcinea gomes diniz - itaiçaba-ce
metadata.dc.creator: Silva, Paulo Roberto de Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabricio de Figueredo
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Marcia Maria Alves de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal relatar um experimento desenvolvido na E.E.F. Dulcinea Gomes Diniz em Itaiçaba-CE, onde mostra as contribuições que as devolutivas das avaliações externas fornece para suporte pedagógico no processo ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação a qual foi dividida em 10 etapas, dentre elas destacamos: avaliação diagnóstica; motivação; atendimento individualizado; participação dos pais e novas técnicas de ensino. A coleta de dados permite indicar o redirecionamento necessário na área pedagógica para atingir os objetivos, no caso da Escola em questão, uma educação de qualidade para todos. O Resultado foi satisfatório, ou seja, a Escola após os dois anos do projeto conseguiu mais de 50% dos alunos no nível adequado e nenhum aluno no nível muito crítico. Com base nos resultados, a Secretaria de Educação do Município transformou o projeto em proposta pedagógica para toda a rede de ensino. E com as devidas adequações esse experimento pode servir de sugestão para aquelas escolas que ainda não atingiram o nível de aprendizagem desejado
Abstract: This work has as main objective to describe an experiment developed in the E.E.F Dulcinea Gomes Diniz from Itaiçaba-CE which shows the contribution of data's study of the external assessments to improve pedagogical support in the teaching-learning process. It was used a research-action methodology that was divided in 10 steps, among which we can point: diagnostic evaluation; motivation; individualized service; parental involvement and teaching's new technics. The experiment's data allows indicating the necessary redirects in the pedagogic area to accomplish the objectives, which in this case was a high level education for everyone. After two years of the project the results were satisfactory, more than 50% of the students were at the appropriate level and none of them at the very critical level. Based on the results the City's Education Department turned this project into a pedagogic proposal for the entire city's education. Making the due adjustments, every school that didn't accomplish the desired learning level can use this project
Keywords: Ensino de matemática
Motivação
Trabalho em grupos
Mathematics teaching
Motivation
Group work
Cooperative learning
External assessments
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5229
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM MATEMÁTICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PauloRHS_DISSERT.pdf6.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.