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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
metadata.dc.creator: Barreto, Livia Patricia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Suely Xavier dos
metadata.dc.contributor.referee2: Gurgel, Judson da Cruz
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma organização de call center e teve como objetivo identificar os fatores que estão relacionados ao absenteísmo dos atendentes. Caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Como métodos de coleta foram usados dados de relatórios internos da empresa e um questionário de autoria própria. A estratégia de análise foi por meio dos métodos de Correlação de Pearson e Correlação de Spearman, com o apoio do software estatístico SPSS. Participaram da pesquisa 185 atendentes, e por meio da pesquisa foi possível afirmar que os principais fatores relacionados ao absenteísmo são: o salário, as campanhas com brindes, a motivação e o reconhecimento do pessoal, o suporte fornecido pelo gestor imediato, a possibilidade de troca de horários, o estado civil e o sexo, o tempo de empresa, os problemas de saúde e os hábitos individuais como uso de bebidas alcoólicas e pratica de exercícios físicos.
Abstract: This research was carried out in a call center organization, and had as objective to identify the factors that are related to the absenteeism of the attendants. It is characterized as a case study, with a qualitative approach. As data collection methods were used: internal company reporting data and a self-generated questionnaire. The analysis strategy was based on the Pearson Correlation and Spearman Correlation methods, with the support of the SPSS. 185 employees participated in the study, and by the research it was possible to state that the main factors related to Absenteeism are: salary, giveaway campaigns, motivation and recognition of staff, support provided by the supervisor, possibility of changing working hours, marital status and sex, company time, health problems and Individual habits such as use of alcoholic beverages and physical exercise.
Keywords: Absenteísmo
Call center
Atendente de Telemarketing
Absenteeism
Call Center
Telemarketing attendant
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Citação com autor incluído no texto: Barreto (2017) Citação com autor não incluído no texto: (BARRETO, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5265
Issue Date: 10-May-2017
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