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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jogos digitais no ensino de história: uma análise do jogo tríade - igualdade, liberdade e fraternidade
metadata.dc.creator: Gomes, José Anderson Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Verônica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Antônia Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Luís Miguel Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Albino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Francisco das Chagas Silva
metadata.dc.description.resumo: Os jogos digitais, em especial os educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para a utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento lúdico de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades. Todavia, há vezes que não é possível para o docente a obtenção de jogos que adequem-se à finalidade escolar, tanto no que diz respeito ao público quanto aos recursos disponíveis, inviabilizando o uso desses recursos no contexto escolar. Baseado nesse contexto, objetivamos analisar quais as contribuições do jogo Tríade - Igualdade, Liberdade e Fraternidade para o ensino de História. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de naturezas exploratória e explicativa. A investigação ocorreu de forma participativa, tanto pelo pesquisador como pelos partícipes da pesquisa, o que proporcionou uma compreensão mais ampla não apenas quanto ao uso dos jogos digitais no ensino, mas também as limitações e os percalços para o uso. A pesquisa, iniciou com a realização de uma análise acerca do que é considerado jogo e quais as contribuições dessa ferramenta para o processo de ensino. Para isso, nos amparamos em Arruda (2011), Petry (2016) e Alves (2015) cujas leituras percebemos o jogo Tríade - Igualdade, Liberdade e Fraternidade dentro dos padrões relatados pelos autores. Posterior à fase de análise e a escolha do jogo, iniciamos a etapa de revisão de documentos disponibilizados pelos seus idealizadores para entender o desenrolar do fato histórico usado como cenário para a trama do jogo e, na sequência, realizar sua aplicação e os efeitos do uso dessa ferramenta no que toca à aprendizagem. Os resultados, cooperam para as futuras pesquisas, tanto no que diz respeito ao fator teórico quanto prático, na definição de jogos digitais educativos e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Consideramos que o jogo utilizado nesta pesquisa é uma possibilidade viável a ser empregada no ambiente escolar, visto que foi desenvolvido com fim educativo e cujo cenário é composto por evento histórico, no qual o aluno poderá imergir ao jogá-lo. Esta pesquisa visou proporcionar a professores e alunos a possibilidade de aprender brincando/jogando, a colaborar de forma eficaz nos resultados dos alunos/jogadores, resultando em uma aprendizagem significativa, a reforçar os conceitos já abordados nas aulas expositivas, assim como estimular o aluno/jogador a buscar novos conhecimentos acerca do tema abordado no jogo, conhecimento este que poderão ser aproveitados por aqueles em situações fora do jogo
Abstract: The digital games, especially educational games, are signaled as a viable tool for the use in the school environment, since it inserts the students in a playful moment of learning, allowing the development of diverse abilities. However, there are times when it is not possible for the teacher to obtain games that fit the school's purpose, both with regard to the public and the available resources, making the use of these resources impossible in the school context. Based on this context, we aim to analyze the contributions of the game Triad - Equality, Freedom and Fraternity for the teaching of History. The research approach is qualitative, exploratory and explanatory in nature. The research took place in a participatory manner, both by the researcher and by the participants in the research, which provided a broader understanding not only of the use of digital games in teaching, but also the limitations and obstacles to use. The research started with an analysis about what is considered a game and what the contributions of this tool to the teaching process. For this, we rely on Arruda (2011), Petry (2016) and Alves (2015) whose readings we perceive the game Triad: Equality, Freedom and Fraternity within the standards reported by the authors. After the analysis phase and the choice of the game, we started the review of available documents made by its creators to understand the development of the historical fact used as a scenario for the game's plot and then to carry out its application and the effects of the use of this tool in terms of learning. The results, cooperate for future research, both with regard to theoretical and practical, in the definition of digital educational games and their contributions to the teaching-learning process. We consider that the game used in this research is a viable possibility to be used in the school environment, since it was developed for educational purposes and whose scenario is composed of historical event, in which the student can immerse in playing it. This research aimed to provide teachers and students with the possibility to learn playing / playing, to collaborate effectively in the results of the students / players, resulting in a meaningful learning, to reinforce the concepts already covered in the expositive classes, as well as to stimulate the student / player to seek new knowledge about the topic addressed in the game, knowledge that may be availed by those in situations outside the game
Keywords: Jogos digitais educativos
Ensino de História
Gamification
Educational digital games
Teaching History
Gamification
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Gomes (2019) Citação com autor não incluído no texto: (GOMES, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5308
Issue Date: 4-Oct-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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