Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A abordagem construtivista na aprendizagem da matemática com a utilização de recursos didáticos e objetos de aprendizagem
metadata.dc.creator: Calvalcante, Tábita Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Antônio Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Walter Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Fabiane Regina Cunha Dantas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo promover o uso de recursos didáticos e objetos de aprendizagem voltados para o ensino de conteúdos matemáticos diversos e sugere a utilização de uma abordagem construtivista de ensino, ao invés da abordagem tradicional. Com o construtivismo, considera-se que o conhecimento pode ser adquirido através de ações espontâneas em que o professor é o responsável em instigar a curiosidade, interação e participação do aluno em sua aprendizagem. Por meio de um estudo experimental, buscou-se avaliar se a utilização desses recursos nas aulas de matemática promove um melhor desempenho no rendimento dos alunos e desperta a curiosidade e a investigação. O grupo experimental teve acesso aos recursos didáticos e objetos de aprendizagem aliados à proposta de ensino construtivista e o grupo de controle teve acesso ao recurso didático restrito a livro, quadro e pincel aliados a uma proposta de ensino tradicional. Os resultados mostraram que o grupo experimental obteve melhor rendimento em relação ao grupo de controle
Abstract: The present work aims at fomenting the use of educational resources and learning objects guided towards to teaching of diverse math contents. Plus, it suggests the use of a constructivist approach to teaching, instead of the traditional one. Based on Constructivism, it is considered that knowledge can be acquired through spontaneous actions, where the teacher is in charge of instigating the curiosity, interaction and student’s participation on learning. Through an experimental study, it aims to evaluate if the use of these resources in Mathematics classes foment a better output in students' performance and arouse curiosity and investigation on them.The experimental group had access to didactic resources and learning objects allied to the proposal of constructivist teaching and the control group had access to the didactic resource limited to book, board and marker allied to the traditional teaching approach. The results showed that the experimental group had a better performance in relation to the control one
Keywords: Construtivismo
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino médio
Constructivism
Teaching resources
Learning objects
Match instruction
High school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Citation: Citação com autor incluído no texto: Cavalcante (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CAVALCANTE, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5359
Issue Date: 25-Jun-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM MATEMÁTICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TábitaMF_DISSERT.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.