Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5366
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma abordagem lúdica de conceitos de cinemática e dinâmica newtoniana com alunos do 9° ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Samara de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Sesion Júnior, Paulo Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Subenia karine
metadata.dc.description.resumo: A formação específica dos professores de Ciências do 9° ano do ensino fundamental vem sendo discutido na comunidade científica da área de educação a algumas décadas. O plano nacional da educação possui como uma de suas metas a formação dos professores em cursos de licenciatura específica para cada área. Porém, na maioria das escolas das cidades do interior observa-se que profissionais de outras áreas estão incumbidos de ministrar conceitos para os quais não possuem domínio. Neste trabalho de dissertação discutiu-se a realidade das escolas do ensino fundamental da região do Seridó do Rio Grande do Norte. A metodologia usada foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros, situada na cidade de Ipueira-RN, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. No produto educacional foi proposto uma forma alternativa para o ensino de Ciências de uma maneira lúdica, dinâmica e, ao mesmo tempo, interativa sobre como abordar os conceitos de cinemática e dinâmica newtoniana com alunos do 9° ano do ensino fundamental, evitando o uso do método tradicional. Metodologicamente, a pesquisa utilizou o seguinte instrumento: o questionário, em função, principalmente, do número de envolvidos na pesquisa. Propondo-se a analisar os professores e alunos, com o intuito de contemplar as principais esferas da pesquisa. O questionário é um instrumento que, de modo simples e eficaz, atende bem a essa demanda. Como forma de avaliação da aprendizagem dos alunos foi considerado aspectos qualitativos, como a participação dos alunos durante o processo de desenvolvimento das atividades, e aspectos quantitativos, através dos dados obtidos no questionário inicial, pré-teste, pós-teste e final. Os resultados encontrados mostram que houve uma mudança das concepções newtonianas por parte dos alunos. Os conceitos newtonianos foram abordados através do uso de experimentos de baixo custo, utilização de objetos de aprendizagens e ambientes não formais de aprendizagens
Abstract: The specific training of science teachers in the ninth grade of primary education has been discussed in the scientific community of education area for a few decades. The national education plan has as one of its goals the training of teachers in specific graduate curses for each area. However in most of schools in the interior cities it’s observed that professionals from other areas are tasked to teach concepts for which they don’t have domain. In this dissertation work, it was discussed the school realities of the primary education of the Seridó region of Rio Grande do Norte. The used methodology was developed at Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros, located in Ipueira-RN, in a class of ninth grade of elementary school. The proposed educational product is applied as an alternative to the teaching science in a playful way, at the same time interactive and dynamic on how to approach the concepts of Newtonian kinematic and dynamics with ninth grade students of the elementary school, avoiding the use of the traditional method. Methodologically, the research used the following instrument: the questionnaire in function, especially the number of involved in the research. By analyzing the teachers and students, in order to address the main areas of research. The questionnaire is an instrument that, simple and efficient way, serves well to this demand. As a way of learning evaluation of the students was considered qualitative aspects, such as student participation during the process of development, activities and quantitative aspects, through the data obtained in the initial questionnaire pre-test, post-test and final. The results show that there has been a change of Newtonian conceptions on the part of students. The Newtonian concepts were addressed through the use of low-cost experiments, use of learning objects and non-formal environments of learning
Keywords: Formação dos professores de ciências
Ensino de física
Sequência didática
Aulas lúdicas
Training of science teachers
Physics teaching,
Didactic sequence
Playful lessons
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5366
Issue Date: 18-Dec-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SamaraMS_DISSERT.pdf7.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.