Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5378
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequência didática para ensino de microgravidade com utilização de um aparato experimental
metadata.dc.creator: Silva, Valgnésio Batista da
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Rafael Castelo Guedes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de
metadata.dc.contributor.referee1: Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Ronaldo Pereira da
metadata.dc.description.resumo: A Física Espacial tem se desenvolvido bastante nas últimas décadas promovendo uma corrida pela exploração do espaço sideral. Assim, trazer para dentro da escola a discussão sobre temas relacionadas a esse campo da ciência é algo necessário. Desta forma, a sequência didática aqui apresentada tem o objetivo de desenvolver uma discussão entorno do tema Microgravidade com o auxilio de um aparato experimental que simula a queda livre permitindo que os alunos experimentem momentos que conduzem a uma aprendizagem significativa. Este trabalho foi desenvolvido em quatro momentos, sendo o último a realização de alguns experimentos já citados na literatura especializada para demonstrar os efeitos da microgravidade. A sequência didática abordará alguns conceitos físicos inerentes a sua compreensão como a Gravitação Universal. O aparato experimental é de fácil construção e está acessível ao professor. Este auxilia no desenvolvimento da sequência didática aqui apresentada, proporcionando resultados bastante satisfatório quanto ao participação e aprendizado dos alunos
Abstract: Space Physics has developed a lot in the last decades promoting a race for the exploration of the sidereal space. Thus, bringing into the school the discussion on topics related to this field of science is something necessary. In this way, the didactic sequence presented here aims to develop a discussion around the theme Microgravity with the aid of an experimental apparatus that simulates the free fall allowing students to experience meaningful learning. This work was developed in four moments, the last being the accomplishment of some experiments already cited in the specialized literature to demonstrate the effects of microgravity. The didactic sequence will address some of the physical concepts inherent in its understanding as Universal Gravitation. The experimental apparatus is easy to construct and accessible to the teacher. This aids in the development of the didactic sequence presented here, providing quite satisfactory results regarding the participation and learning of the students
Keywords: Física espacial
Microgravidade
Aprendizagem significativa
Gravitação universal
Space physics
Microgravity
Meaningful learning
Universal gravitation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5378
Issue Date: 25-Jan-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValgnésioBS_DISSERT.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.