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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A segunda lei da termodinâmica e o conceito de entropia: uma proposta de sequência didática potencialmente significativa
metadata.dc.creator: Moura, Tiago Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Ruiz, Carlos Antonio Lopez
metadata.dc.contributor.referee1: Borba, Gilvan Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Carlos Alberto dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jusiciane da Costa e
metadata.dc.description.resumo: A Segunda lei da termodinâmica está intimamente ligada ao conceito de entropia, compondo o rol das leis mais fundamentais da Física. Porém, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, banco de dissertações de Mestrados Profissional em Ensino de Física de universidades consolidadas nesta área e livros didáticos comumente utilizados nas escolas públicas do município de Mossoró/RN, há significativa carência de trabalhos que contemplem intervenções didáticas em sala de aula sobre essas temáticas na Educação básica. No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) no pólo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresentamos uma sequência didática sobre essas temáticas. Sua implementação aconteceu no Bloco B1 noturno, na unidade equivalente ao segundo ano, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Alfredo Simonetti – escola da rede estadual de ensino. A sequência didática foi planejada buscando desenvolver situações de aprendizagem contextualizadas, potencialmente significativas, explorando a interação entre alunos e alunos e professor, o pensamento crítico e reflexivo não privilegiando o ensino tradicional. Para tanto, adotamos referenciais teóricos presentes em textos de David Paul Ausubel, Joseph Donald Novak, Paulo Reglus Neves Freire, Marco Antonio Moreira e Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi elaborado um texto, concebido como guia para o desenvolvimento da sequência didática, que foi complementado, durante a implementação desta, com a criação de situações de aprendizagens. A sequência é composta por dez aulas, contemplando conteúdos tais como: máquinas térmicas e seus princípios de funcionamento, elementos de História e Filosofia da Ciência (HFC) e de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), ciclo de Carnot, segunda lei da termodinâmica, entropia em sistemas isolados (processo reversíveis e irreversíveis), interpretação estatística da entropia, entropia em sistemas vivos, plano termodinâmico de temperatura e entropia – TS e cálculo da quantidade de calor em processos tecnológicos. Os resultados das atividades desenvolvidas e aplicação do pós-teste mostraram que as estratégias didáticas utilizadas na sequência didática foram eficazes uma vez que os resultados verificados foram melhores se comparado ao préteste.
Abstract: The second law of thermodynamics is closely linked to the concept of entropy, consisting of a list of the most fundamental laws of physics. However, as shown by a systematic review of in the main physics teaching journals of the country, a database of master's dissertations in Physics Teaching at universities consolidated in this area, and textbooks commonly used in public schools in the city of Mossoró/RN, there is, in basic education, a significant lack of works that contemplate didactic interventions in the classroom on these themes. In the present work, carried out within the National Professional Masters in Physics Teaching (NPMPT) program at the Federal Rural University of the Semi-Arid (FRUSA) campus, we present a didactic sequence on these themes. Its implementation took place in nocturnal B1 block, in the unit equivalent to the second year, at the Professor Alfredo Simonetti Center for Youth and Adult Education (CYAE) state school. The didactic sequence was designed to develop contextualized, potentially meaningful learning situations, exploring the interaction between students and between students and teacher, critical and reflexive thinking not being favored in traditional teaching. To this end, we adopted theoretical references present in texts by David Paul Ausubel, Joseph Donald Novak, Paulo Reglus Neves Freire, Marco Antonio Moreira and National Curricular Parameters. A text was prepared, designed as a guide for the development of the didactic sequence, which was complemented, during its implementation, by the creation of learning situations. The sequence is composed of ten lessons, including contents such as: heat engines and their principles of operation, elements of History and Philosophy of Science (HPS) and Science, technology, society and environment (STSE), the Carnot cycle, the second law of thermodynamics, entropy in isolated systems (reversible and irreversible processes), statistical interpretation of entropy, entropy in living systems, thermodynamic temperature entropy-TS plots, and calculation of the amount of heat in technological processes. The results of the activities developed and the application of the post-test showed that the strategies used in the didactic sequence were effective since the verified results were better when compared to the pre-test results.
Keywords: Segunda lei da termodinâmica
Entropia
Sequência didática
EJA
Second law of thermodynamics
Entropy
Didactic sequence
YAE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Moura (2017) Citação com autor não incluído no texto: (MOURA, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5388
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

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