Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoura, Tiago Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973953696152510pt_BR
dc.contributor.advisor1Ruiz, Carlos Antonio Lopez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9035017031737026pt_BR
dc.contributor.referee1Borba, Gilvan Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Carlos Alberto dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329576234539587pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Jusiciane da Costa e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8209954890880530pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-31T01:50:54Z-
dc.date.available2019-09-18-
dc.date.available2020-08-31T01:50:54Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Moura (2017) Citação com autor não incluído no texto: (MOURA, 2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5388-
dc.description.resumoA Segunda lei da termodinâmica está intimamente ligada ao conceito de entropia, compondo o rol das leis mais fundamentais da Física. Porém, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, banco de dissertações de Mestrados Profissional em Ensino de Física de universidades consolidadas nesta área e livros didáticos comumente utilizados nas escolas públicas do município de Mossoró/RN, há significativa carência de trabalhos que contemplem intervenções didáticas em sala de aula sobre essas temáticas na Educação básica. No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) no pólo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresentamos uma sequência didática sobre essas temáticas. Sua implementação aconteceu no Bloco B1 noturno, na unidade equivalente ao segundo ano, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Alfredo Simonetti – escola da rede estadual de ensino. A sequência didática foi planejada buscando desenvolver situações de aprendizagem contextualizadas, potencialmente significativas, explorando a interação entre alunos e alunos e professor, o pensamento crítico e reflexivo não privilegiando o ensino tradicional. Para tanto, adotamos referenciais teóricos presentes em textos de David Paul Ausubel, Joseph Donald Novak, Paulo Reglus Neves Freire, Marco Antonio Moreira e Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi elaborado um texto, concebido como guia para o desenvolvimento da sequência didática, que foi complementado, durante a implementação desta, com a criação de situações de aprendizagens. A sequência é composta por dez aulas, contemplando conteúdos tais como: máquinas térmicas e seus princípios de funcionamento, elementos de História e Filosofia da Ciência (HFC) e de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), ciclo de Carnot, segunda lei da termodinâmica, entropia em sistemas isolados (processo reversíveis e irreversíveis), interpretação estatística da entropia, entropia em sistemas vivos, plano termodinâmico de temperatura e entropia – TS e cálculo da quantidade de calor em processos tecnológicos. Os resultados das atividades desenvolvidas e aplicação do pós-teste mostraram que as estratégias didáticas utilizadas na sequência didática foram eficazes uma vez que os resultados verificados foram melhores se comparado ao préteste.pt_BR
dc.description.abstractThe second law of thermodynamics is closely linked to the concept of entropy, consisting of a list of the most fundamental laws of physics. However, as shown by a systematic review of in the main physics teaching journals of the country, a database of master's dissertations in Physics Teaching at universities consolidated in this area, and textbooks commonly used in public schools in the city of Mossoró/RN, there is, in basic education, a significant lack of works that contemplate didactic interventions in the classroom on these themes. In the present work, carried out within the National Professional Masters in Physics Teaching (NPMPT) program at the Federal Rural University of the Semi-Arid (FRUSA) campus, we present a didactic sequence on these themes. Its implementation took place in nocturnal B1 block, in the unit equivalent to the second year, at the Professor Alfredo Simonetti Center for Youth and Adult Education (CYAE) state school. The didactic sequence was designed to develop contextualized, potentially meaningful learning situations, exploring the interaction between students and between students and teacher, critical and reflexive thinking not being favored in traditional teaching. To this end, we adopted theoretical references present in texts by David Paul Ausubel, Joseph Donald Novak, Paulo Reglus Neves Freire, Marco Antonio Moreira and National Curricular Parameters. A text was prepared, designed as a guide for the development of the didactic sequence, which was complemented, during its implementation, by the creation of learning situations. The sequence is composed of ten lessons, including contents such as: heat engines and their principles of operation, elements of History and Philosophy of Science (HPS) and Science, technology, society and environment (STSE), the Carnot cycle, the second law of thermodynamics, entropy in isolated systems (reversible and irreversible processes), statistical interpretation of entropy, entropy in living systems, thermodynamic temperature entropy-TS plots, and calculation of the amount of heat in technological processes. The results of the activities developed and the application of the post-test showed that the strategies used in the didactic sequence were effective since the verified results were better when compared to the pre-test results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wiqlifi Bruno de Freitas Melo (wbruno@ufersa.edu.br) on 2020-08-27T14:09:30Z No. of bitstreams: 1 TiagoMM_DISSERT.pdf: 2335441 bytes, checksum: 17b165da8e28852f4a961265826225c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Vanessa Christiane (referencia@ufersa.edu.br) on 2020-08-31T01:50:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TiagoMM_DISSERT.pdf: 2335441 bytes, checksum: 17b165da8e28852f4a961265826225c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Vanessa Christiane (referencia@ufersa.edu.br) on 2020-08-31T01:50:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TiagoMM_DISSERT.pdf: 2335441 bytes, checksum: 17b165da8e28852f4a961265826225c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-31T01:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TiagoMM_DISSERT.pdf: 2335441 bytes, checksum: 17b165da8e28852f4a961265826225c7 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.relation.referencesMOURA, Tiago Martins. A segunda lei da termodinâmica e o conceito de entropia: uma proposta de sequência didática potencialmente significativa. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegunda lei da termodinâmicapt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectSecond law of thermodynamicspt_BR
dc.subjectEntropypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectYAEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA segunda lei da termodinâmica e o conceito de entropia: uma proposta de sequência didática potencialmente significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TiagoMM_DISSERT.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.