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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta didática de ensino de ondas auxliada pela construção de um tubo de kundt
metadata.dc.creator: Nunes, Raimundo Helison Gilo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Ronaldo Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Alexandre José Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho relata a busca de ferramentas de aprendizagem através da construção e aplicabilidade de experimentos por alunos e respectiva apresentação em sala. A proposta foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio do colégio Patronato e contou com a participação de 25 alunos. Foi realizada uma análise preliminar das dissertações de artigos e dissertações de algumas universidades, que tratam de experimentos de física para o ensino médio, Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apontou a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a perspectiva sócio interacionista de Vygotsky em relação aos experimentos de Física como referenciais teóricos mais abordados. Nos dados coletados foram utilizados: Aulas expositivas com atividades extra classe para a resolução antes e após a construção do experimento, roteiros experimentais, questionários, teste prévio e teste final, com “grau de segurança” das respostas dadas e avaliação discente. O respectivo trabalho teve uma análise qualitativa e quantitativa, no qual os resultados obtidos pela coleta de dados foram bastante significativos após a utilização da proposta de construção do experimento, bem como a aplicação de novos conceitos de maior relevância conceitual. O teste final teve um número bem proveitoso de acertos e o grau de segurança do conteúdo revelou que os alunos estavam mais seguros das respostas que acertaram. Com aplicação do teste houve um aumento de acertos nas questões aplicadas pelo professor, reflexo de uma atividade motivadora. Pode-se, assim, dizer que a proposta de construção do experimento, também chamada de intervenção, obteve êxito, para os conceitos relacionados à acústica em especial as ondas estacionárias.
Abstract: The respective work reports the search for learning tools through the construction and applicability of experiments by students and respective presentation in the classroom. The proposal was applied in a group of the second year of high school of the Patronato school and had the participation of 25 students. It was carried out a preliminary analysis of the dissertations of articles and dissertations of some universities, that deal with experiments of physics for the high school, Federal University of. (UFRN) and Federal University of. Rio de Janeiro (UFRJ). He pointed out the Significant Learning of David Ausubel and Vygotsky's interactionist socialist perspective in relation to the experiments of Physics as theoretical referents more approached tied with Motivation. In the collected data, we used: Lectures with extra class activities for resolution before and after the construction of the experiment, experimental scripts, questionnaires, previous test and final test, with "safety degree" of the given answers and student evaluation. The respective work had a qualitative and quantitative analysis, where the results obtained by the data collection were quite significant after the use of the construction proposal of the experiment, as well as the application of new concepts of greater conceptual relevance. The final test had a very fruitful number of hits and the degree of safety of the content revealed that the students were more sure of the answers they got right. In the applied evaluation questionnaire there was an increase in the grade given to the students by the teacher, reflecting a motivating activity. We can say that the proposal of construction of the experiment, also called intervention, was successful, for the concepts related to acoustics, especially the standing waves.
Keywords: Aprendizagem Significativa.
Experimentos de Física.
Perspectiva sócio histórico de Vygotsky.
Significant Learning.
Physics experiments.
Vygotsky's historical perspective.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Nunes (2018) Citação com autor não incluído no texto: (NUNES, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5394
Issue Date: 17-Aug-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

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