Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5413
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Experimentos com o arduino® nas aulas de física
metadata.dc.creator: Silva, Andreia Paulino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Lázaro Luiz Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Luciana Angélica da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Carlos Humberto Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A experimentação é fundamental dentro do ensino de física, pois ela garante ao aluno o fazer, o manusear e principalmente a entender como se dá o processo de formulação das leis físicas através do método científico. Desde os primórdios, quando a física ainda era intitulada de filosofia natural, tendo como um dos seus pioneiros Galileu Galilei, que a experimentação se tornou uma peça fundamental para comprovação das “verdades científicas”. Dentro do ensino de física ela vem agregada com o laboratório de didático, este por sua vez veio evoluindo de acordo com o paradigma da educação vigente. Hoje estamos na era tecnológica, o computador se tornou uma ferramenta essencial dentro da sala de aula e, via de regra, das aulas experimentais de física. Sua importância dentro do laboratório está na aquisição e processamento dos dados coletados por algum dispositivo eletrônico. Nesse trabalho, usamos a plataforma Arduino® para a coleta desses dados por apresentar um software livre, ter sua relação custo benefício baixo (em relação aos kits comerciais), por sua versatilidade, e facilidade de programação. Seu microcontrolador pode ser facilmente utilizado em outros experimentos de física, diferindo dos kits de laboratórios comerciais que são utilizados apenas para determinados experimentos no qual foram projetados. Mostraremos experimentos como queda livre, pêndulo simples e sistema massa-mola, modelos estes muitos utilizados nas aulas de física com a utilização do computador e placa Arduino® para aquisição e processamento desses dados fazendo com isto uma interação do aluno com a tecnologia, tornando as aulas de físicas mais dinâmicas e atrativas.
Abstract: Experimentation is fundamental in the teaching of physics since it guarantees the student to do, to handle and mainly to understand how the process of formulation of physical laws occurs through the scientific method. From the earliest times, when a physics was still titled Natural Philosophy, having as one of its pioneers Galileu Galilei, that experimentation becomes a fundamental piece for the verification of scientific truths. Within the teaching of physics, it is combined with the didactic laboratory, which in turn evolved according to the prevailing education paradigm. Its importance within the laboratory is in the acquisition and processing of data collected by some electronic device. In this work, we use the Arduino® platform to collect such data by presenting free software, having a low cost-benefit ratio (in relation to commercial kits), for its versatility and ease of programming. Your microcontroller can be easily used in other physics experiments, differing from commercial laboratory kits that are only used for certain experiments in which they were designed. We will show experiments such as free fall, simple pendulum and mass-spring system, many of these models used in physics classes using the computer and Arduino® board for acquiring and processing this data, thus making student interaction with technology, classes of physics more dynamic and attractive.
Keywords: Ensino de física
Experimentação
Computador
Arduino®
Physics teaching
Experimentation
Computer
Arduino®
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5413
Issue Date: 1-Feb-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreiaPS_DISSERT.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.