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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso do jogo “marinheiros do espaço” como ferramenta pedagógica nas aulas de astronomia do ensino medio
metadata.dc.creator: Costa Júnior, Francisco Vanderley
metadata.dc.contributor.advisor1: Sorrentino, Taciano Amaral
metadata.dc.contributor.referee1: Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Mário César Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Subênia Karine de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), “Marinheiros do Espaço”, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.
Abstract: This work is the result of the application of the RPG (Roleplaying Game), Space Sailors, as a pedagogical tool in physics classes related to astronomy. The game was applied to a senior year class in a private high school in the city of Aracati /CE, Brazil. The objective was to analyze how RPG can help the teaching-learning process in physics, bringing to students, in a playful way, a different and pleasant way of interacting with presented concepts. To culminate with the application of the product itself, we had to have four meetings so that students could have access to a process of building concepts that would be necessary in the adventure. The theoretical foundation was based on Vygotsky's SocioConstructivist Theory. At the end of the application of our work, we noticed a positive result related to the assimilation of the physical concepts presented in the game. The use of this resource also promoted a greater interaction between students before, during and after its application.
Keywords: Ferramenta Pedagógica
Forma Lúdica
Ensino-aprendizagem
Pedagogical tool
Ludicity
Teaching learning process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Júnior (2020) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5429
Issue Date: 31-Jan-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

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