Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5430
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Construção e aplicação em sala de aula de análogo mecânico para o ensino da teoria cinética dos gases
metadata.dc.creator: Rocha, Glauco Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Tibério Magno de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Francisco Edcarlos Alves
metadata.dc.description.resumo: A teoria cinética dos gases, na maioria das vezes, é apresentada aos alunos de ensino médio de forma abstrata. Esta problemática está presente nos estudos de pressão, trabalho, temperatura, primeira lei da termodinâmica, máquinas térmicas, processos termodinâmicos, e demais conteúdos relacionados ao estudo de um gás. Visando amenizar este problema, construímos uma sequência didática e um dispositivo didático que tem como objetivo modelar o movimento térmico de um gás ideal monoatômico. Abordamos a utilização deste dispositivo didático, de baixo custo, nas aulas de Física para alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Ipanguaçu/RN. Norteamos nosso trabalho, do ponto de vista teórico-pedagógico, a partir da teoria sociocultural de Vygotsky, segundo a qual, os alunos são os protagonistas e o professor mediador. Como forma de analisarmos a intervenção pedagógica registramos os relatos das experiências dos alunos e utilizamos questionários prévios e posteriores à aplicação do produto. Nesse sentido, a análise dos questionários demonstrou resultados significativos na compreensão dos conteúdos com destaque aos momentos em que foram usados o nosso dispositivo.
Abstract: The kinetic theory of gases is presented to high school students in most cases in a strictly abstract way. This problem is present in the studies of pressure, work, temperature, first law of thermodynamics, thermal machines, thermodynamic processes, and what else we relate to the study of a gas. In order to alleviate this problem, we built a didactic sequence and a didactic device that aims to model the thermal movement of an ideal monoatomic gas. We approach the use of this lowcost didactic device in Physics classes for high school students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Nortel, in Ipanguaçu / RN. Considering Vygotsky's sociocultural theory as the theoretical-pedagogical basis, in this theory students are the protagonists and the mediating teacher. The speeches of the students during the classes and two questionnaires (PreTest and Post Test) to analyze the pedagogical intervention. The intervention showed good results in understanding the content, with emphasis on the moments when our device was used.
Keywords: Ensino de física
Experimentos de baixo custo
Análogo mecânico
Termodinâmica
Teoria cinética dos gases
Physics teaching
Low Cost Experiments
Mechanical analog
Thermodynamics
Kinetic theory of gases
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Rocha (2020) Citação com autor não incluído no texto: (ROCHA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5430
Issue Date: 27-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GlaucoER_DISSERT.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.