Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5431
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Máquinas eletrostáticas no ensino fundamental: uma proposta educacional para motivar o ensino de física conduzida por uma aprendizagem sociocultural
metadata.dc.creator: Lessa, Jorge Luís Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Alexsandro Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Erlania Lima de
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho realizamos uma análise nas duas versões do livro Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade de Assis e na teoria sócio histórica de Vygotsky para desenvolver uma atividade de cunho pedagógico relacionada ao ensino de Física em ciências para alunos da oitava série do ensino fundamental. Na sua conversão em sala de aula, foram formatadas oficinas, através de textos e práticas experimentais com interações dos alunos socializando com os colegas e o professor seu desenvolvimento cognitivo. Nessa ação, foi possível falar sobre máquinas eletrostáticas e apontá-la como possível estratégia metodológica na transposição didática do conteúdo da eletrostática. A sequência didática tratou qualitativamente os conceitos de carga elétrica, campo elétrico e capacitores com alunos divididos em grupos, para assistir aulas teóricas, ler e interpretar textos temáticos, bem como construir e testar experimentais fáceis de serem desenvolvidas no ambiente de sala de aula. Nesta proposta de trabalho foram utilizados materiais de baixo custo para gerar o produto educacional concretizado por meio de três aparatos eletrostáticos: eletróforos, uma máquina de Wimshurst e a chuva elétrica de Kelvin. O suporte educacional permitiu a construção do conhecimento dentro da ZDP com interações sociais, em que o aluno pode associar os fenômenos presentes no produto educacional a teoria sem prescindir objetos elétricos e eletrônicos do seu convívio. O modelo de ensino apresentado torna possível na ação docente uma interação com maior valorização das relações sociais ligadas à temática eletrostática facilitando a compreensão do conteúdo. Os resultados do pós-teste e do questionário de avaliação indicam indícios eficazes na aprendizagem do aluno e interesse pela Física.
Abstract: In this work we performed an analysis in the two versions of the book Experimental and Historical Foundations of Electricity in Assisi and in Vygotsky's socio-historical theory to develop a pedagogical activity related to the teaching of Physics in science for students of the eighth grade of elementary school. In their conversion in the classroom, workshops were formatted, through texts and experimental practices with interactions of students socializing with colleagues and the teacher their cognitive development. In this action, it was possible to talk about electrostatic machines and point it out as a possible methodological strategy in the didactic transposition of the electrostatic content. The didactic sequence dealt qualitatively with the concepts of electric charge, electric field and capacitors with students divided into groups, to attend theoretical classes, read and interpret thematic texts, as well as, to build and test experiments that are easy to be developed in the classroom environment. In this work proposal, low-cost materials were used to generate the educational product achieved through three electrostatic devices: electrophores, a Wimshurst machine and Kelvin's electric rain. Educational support allowed the construction of knowledge within the ZDP with social interactions, in which the student can associate the phenomena present in the educational product with theory, as well as with the electrical and electronic objects of his / her life. The teaching model presented makes it possible in the teaching action an interaction with greater appreciation of social relations linked to the electrostatic theme, facilitating the understanding of the content. The results of the post-test and the evaluation questionnaire indicate effective evidence in the student's learning and interest in Physics.
Keywords: Eletrostática
Oficinas
Eletróforo
Máquina eletrostática
Aprendizagem sociocultural
Electrostatics
Workshops
Electrophorus
Electrostatics machine
Socio-cultural learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Lessa (2020) Citação com autor não incluído no texto: (LESSA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5431
Issue Date: 7-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JorgeLML_DISSERT.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.