Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5432
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Utilizando um jogo virtual para enfatizar conceitos físicos no estudo da atmosfera no ensino fundamental
metadata.dc.creator: França, José Carlos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Erlania Lima de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Rafael Castelo Guedes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Erlania Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Ruiz, Carlos Antonio López Ruiz
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Marcelo Nunes
metadata.dc.contributor.referee4: Borba, Gilvan Luiz
metadata.dc.description.resumo: As grandezas físicas estão diretamente relacionadas ao entendimento dos mais diversos fenômenos do cotidiano. No entanto, a compreensão de seus conceitos, por parte dos alunos, na maioria das vezes, é comprometida, em decorrência da forma como são trabalhados em sala de aula. Isso se torna mais evidente no Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, na qual esses conceitos estão presentes. Entre os fatores que contribuem para isso, e que podem agir isoladamente, ou de forma conjunta, estão: professores que não possuem formação especifica na área de Ciências da Natureza, especialmente de Física; uso de metodologias que privilegiam o livro didático; a não abordagem ou tratamento superficial desses conceitos, negligenciando seu potencial para explicar situações do dia a dia. Diante disso, esse trabalho apresenta a aplicação de um produto educacional, que corresponde a uma sequência didática, a partir do jogo virtual educacional Viagem Na Atmosfera Terrestre, fazendo uso da aprendizagem baseada em jogos digitais, que por sua vez, teve a pretensão de desenvolver nos alunos uma aprendizagem com significado, colocando-os no centro desse processo. Esse jogo, que simula a atmosfera terrestre, foi desenvolvido no Unity 3D, com a finalidade de enfatizar os conceitos físicos de grandezas presentes no estudo da atmosfera terrestre, no Ensino Fundamental II (anos finais), na 6ª ou 7ª série dessa etapa de ensino. Tais grandezas, a saber, volume, massa, peso, densidade, pressão, temperatura, calor e umidade, estão presentes em situações e fenômenos do cotidiano. A apresentação e análise dos resultados da aplicação dessa proposta de intervenção, em uma turma da 6ª série do Ensino Fundamental II, de uma escola do município de Afonso Bezerra/RN, aponta para um satisfatório cumprimento dos objetivos pretendidos inicialmente, havendo ampla aceitação do jogo e participação nas demais etapas da sequência didática, evidenciadas nos questionários de opinião e comentários dos alunos durante a execução das atividades propostas.
Abstract: The physics greatness is directly related to the understanding of the most diverse daily phenomena. However, students' understanding of their concepts is often compromised due to the way they are worked in the classroom. This becomes more evident at middle school, in the Science discipline, in which these concepts are present. Among the factors that contribute to this, and that can act in isolation or together, are: teachers who do not have specific training in the area of Natural Sciences, especially Physics; use of methodologies that favor the textbook; the non-approach or superficial treatment of these concepts, neglecting their potential to explain daily situations. Thus, this undergraduate thesis presents the application of an educational product, which corresponds to a didactic sequence, from the virtual educational game Viagem Na Atmosfera Terrestre, making use of digital game-based learning, which, in turn, intended to develop give students meaningful learning by placing them at the center of this process. This game, which simulates the earth's atmosphere, was developed in the Unity 3D software, with the purpose of emphasizing the concepts of the physical quantities present in the study of the earth's atmosphere, at Middle School (final years), in the 6th or 7th grade of this teaching stage. Such quantities, namely volume, mass, weight, density, pressure, temperature, heat and humidity, are present in daily situations and phenomena. The presentation and analysis of the results of this intervention proposal application, in a 6th grade middle school class from a school, in the city of Afonso Bezerra/RN, points to a satisfactory fulfillment of the objectives initially intended, with wide acceptance of the game and participation in the other stages of the didactic sequence, evidenced in the opinion questionnaires and student comments during the execution of the proposed activities.
Keywords: Atmosfera Terrestre
Conceitos Físicos
Ensino Fundamental
Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
Earth Atmosphere
Physics Concepts
Middle School
Digital Game Based Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: França (2020) Citação com autor não incluído no texto: (FRANÇA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5432
Issue Date: 14-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CARLOS DE FRANÇA.pdf108.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.